“É um sentimento de grande alegria, de felicidade e de dever cumprido”, foi assim que José Alberto Lopes, treinador do SC Braga, abordou a conquista do título de Campeão Nacional de Juniores B (Sub-21) femininos de Voleibol.
A formação do SC Braga chegou à Fase Final apenas com uma derrota sofrida já na parte final da segunda fase frente ao CN Ginástica, seu último adversário na Fase Final, e com a ambição de se sagrar Campeã Nacional.
A tarefa não se apresentava fácil, pois na final estavam equipas de grande nível: a Campeã Nacional de 2022 (CN Ginástica), o surpreendente Levada e o desconhecido VC S. Miguel, mas a verdade é que toda a época foi um autêntico desafio…
“Foi uma época muito difícil, de muito trabalho, de muita aprendizagem, mas muito prazer também” disse José Alberto Lopes.
Qual foi a maior dificuldade que tiveram de ultrapassar? “Foi muito difícil criar cultura desportiva e de exigência diária (nível elevado de treino) depois de definirmos à partida o objetivo de lutar pelo Campeonato Nacional. Um dos constrangimentos foi o facto das atletas frequentarem Universidades diferente e algumas fora de Braga”.
Com o título conquistado e o objetivo que foi traçado desde o início da época alcançado, José Alberto Lopes fez questão de deixar agradecimentos… “O primeiro agradecimento vai para o Sporting Clube de Braga que proporcionou todas as condições para que o trabalho fosse desenvolvido com a qualidade que se exigia num escalão destes e numa competição destas. Agradecer a toda a estrutura o trabalho desenvolvido pois sem eles não seria possível”, e continuou: “um agradecimento muito especial ao António Nogueira com quem iniciei este projeto no escalão de Cadetes e construímos este sonho … É muito triste ele não estar cá, mas este título também é dele”.
“Quero agradecer ao Óscar Barros, coordenador deste escalão, treinador e ser humano brutal e com quem aprendi imenso. Valorizou sempre o meu trabalho, partilhando de forma humilde todo o seu conhecimento comigo. Ajudou-me a crescer na modalidade de forma extraordinária e impensável para mim há oito meses atrás. Hoje sou melhor treinador e melhor pessoa…”.
José Alberto Lopes sai desta Fase Final “muito feliz” e salienta: “como sócio do Braga há 41 anos, morador em Braga e Gualtar, esta final na minha freguesia, na cidade do meu coração em representação do meu clube de sempre é inesquecível e indescritível … Sinto-me muito feliz e realizei o meu sonho, do Tony e do Óscar Barros”.