Melhorar o sexto lugar alcançado na época passada é o grande objetivo de Carlos Cruz (SAERTEX Portugal/Edaetech) para o Campeonato Nacional de Maratonas BTT (XCM), que se realiza domingo em Castro Daire.
“Temos sempre o objetivo de melhorar a nossa última prestação, mas sei das dificuldades que vou encontrar”, disse Carlos Cruz, que lembrou que “desde que me iniciei nos Campeonatos Nacionais de XCM fui 30.º no primeiro ano, 10.º no ano seguinte e o ano passado fiz sexto, terminando a prova ao sprint com o quinto”.
Quanto a uma possível luta pelos pódios ou pela camisola, Carlos Cruz considera que “isso ainda não é um objetivo racional, nem sei se será alguma vez” e explicou que “o Campeonato Nacional de Maratonas tem um nível elevado. Além do Tiago Ferreira que será o nome mais sonante, temos o José Dias, que foi medalhado há bem pouco tempo num Campeonato do Mundo, o Filipe Francisco, colega de equipa de Tiago Ferreira (profissional da modalidade). E é claro todos os outros, que tal como eu, gostam muito de BTT e nos dedicamos intensamente”.
O ciclista da SAERTEX salientou que “nós que competimos e estamos com uma certa regularidade entre os oito, 10 primeiros lugares, vamos disputar ao máximo os nossos lugares, disso estou seguro. Todos vão dar o seu melhor, incluindo eu, e que seja um ‘Nacional’ bem disputado, sem avarias nem percalços, é o que eu espero e que desejo”.
Afirmando que “parto sempre na esperança de poder fazer sempre melhor”, Carlos Cruz garante que “também parto sempre com os pés nem assentes no chão”.
Como correu a preparação? “Não fiz uma preparação específica para o ‘Nacional’. Como disse antes fiz uma época até agora consistente, acredito que até melhor que o ano passado. Agora é só competir e não deixar nenhum pormenor passar ao lado”.
Carlos Cruz garante que está a encarar o ‘Nacional’: “tranquilamente, fui muito consistente desde o início da época até agora. Consegui conciliar trabalho/universidade/treinos e provas. Esta é mais uma, muito importante, é certo, e em que vou tentar dar o meu melhor”.