Viana do Castelo recebe, nos dias 16 e 17 de março, a Final Four da Taça de Portugal masculina de Basquetebol. Este é o primeiro evento de três que a Associação de Basquetebol de Viana do Castelo pretende realizar em 2024.
Paulo Fernandes, presidente da ABVC, diz-se orgulhoso por receber a Final Four da Taça de Portugal e considera que é uma excelente forma de divulgar a modalidade e cativar mais jovens para o Basquetebol.
“Quando pedimos a Final Four da Taça de Portugal foi com o objetivo claro de promover e chamar mais jovens para a modalidade. Estes eventos são sempre um chamariz para os jovens, que acabam por querer experimentar e alguns ficam no Basquetebol”.
De resto a Associação de Basquetebol de Viana do Castelo, em parceria com a FPB, a Câmara Municipal de Viana do Castelo e o apoio dos clubes, tem programadas várias atividades, sobretudo, dedicadas aos mais novos…
“A pandemia afastou muitos alunos e atletas da prática desportiva e é importante termos eventos que despertem o interesse dos jovens e que os fixe no Basquetebol, no desporto”, disse Paulo Fernandes, que salientou que “chamar atletas à modalidade é um dos objetivos, mas há mais. Estes eventos trazem mais prestígio à cidade e para nós, Associação, é um orgulho ter quatro equipas do topo no Basquetebol Nacional a jogar em Viana do Castelo”.
A cidade recebeu em 2023 vários eventos de topo, como o estágio da Seleção Nacional e o respetivo torneio, bem como o Torneio de clubes do CB Viana… “São momentos que queremos replicar no futuro. Este é o primeiro, mas queremos realizar mais”, referiu Paulo Fernandes.
Entre os eventos que a ABVC pretende receber está o Circuito Nacional de 3×3, bem como o estágio da Seleção Nacional feminina e respetivo torneio…
“O Circuito 3×3 é sempre uns dos momentos altos do Basquetebol e que, por norma, chama imensa gente, jovens que querem experimentar. Para além da parte competitiva vamos levar a efeito várias iniciativas, aproveitando a logística, as cores, o som para, desta forma, chamar mais meninos e meninas à modalidade”.
Quanto ao estágio da Seleção Nacional… “É algo em que ainda estamos a trabalhar. O ano passado recebemos o estágio da Seleção masculina, que correu muito bem. Este ano gostávamos de receber a Seleção Feminina e as restantes Seleções para o torneio”.
Paulo Fernandes salienta que “isto só é possível com o apoio da Câmara Municipal e dos clubes, que juntamente com a Associação decidimos avançar para a organização destes eventos”.