
“Sinto que a nossa prestação foi positiva nesta Final 8” é com esta ideia que José Bastos, treinador do SC Braga, sai da Fase Final do Campeonato Nacional de Iniciados femininos de Voleibol, que decorreu no fim de semana em Loures.
O SC Braga conquistou o quinto lugar, o melhor que podia depois de ter perdido o primeiro jogo, que decida quem iria lutar pelo top4 e quem iria lutar pelas restantes classificações.
No primeiro jogo o SC Braga mediu forças com o Benfica – que viria a sagrar-se Campeã Nacional – e num jogo muito disputado perdeu por 3-0 e viu-se afastado da luta pelas medalhas…
Sobre os jogos da Final 8, o treinador do SC Braga lembrou que “fizemos 2/3 de um primeiro set muito bom com o Benfica, a cumprir com tudo do plano de jogo e tudo estava a correr como definido, mas cometemos alguns erros que desestabilizaram e afetaram a equipa que depois de perder o primeiro set, teve uma variação grande de momentos no jogo”.
No segundo jogo com o Clube K “cumprimos muito bem o plano de jogo, mas depois não estávamos a conseguir resolver o nosso momento de contra-ataque e apesar de ganharmos bem, senti que não estivemos no nosso melhor”, disse José Bastos, que adiantou: “por fim, o último jogo foi o nosso jogo mais completo. Cumprimos, tivemos mais tempo ligados no jogo e foi bem melhor. O balanço foi positivo, sentimos que podíamos fazer mais, resta-nos trabalhar melhor”.
Houve algum ‘nervosismo’ extra no primeiro jogo por ser com o Benfica? “Não digo nervosismo em si, mas gestão dos momentos do jogo. Um pouco como acabamos a época, sinto que ainda podemos melhorar na gestão a nível de decisão e avaliação do jogo”.
Um top5 acaba por ser um bom resultado? “A nível de época, ser Campeão Regional, vencedores da Taça AVB e quinto lugar no Campeonato Nacional, onde perdemos com o Benfica, Bicampeão Nacional, é muito bom. As meninas estão de parabéns e merecem este percurso”.
A derrota com o Benfica marca a campanha na Fase Final, como conseguiram dar a volta depois desse jogo? “O objetivo era a melhor classificação possível e depois do primeiro dia desta Final 8, ficar no quinto lugar era o objetivo. O foco manteve-se sempre presente independentemente dos resultados”, disse José Bastos, que aproveitou para “queria parabenizar as atletas pelo percurso e agradecer ao Enzo pela ajuda muito importante que me deu este ano, e nesta fase final; à Eugénia por todo o carinho e apoio que nos deu para que nós apenas nos dedicássemos e nos preocupássemos com o Voleibol; ao Ricardo Silva por todo o apoio na logística e camaradagem que nos deu ao longo do torneio. Por fim, agradecer aos pais pelo acompanhamento e apoio nos jogos, foram, sem dúvida, um grande incentivo para fazermos ainda melhor”.
EQUIPA DO SC BRAGA
1 – Luiza Vinhais
2 – Maria Pereira
7 – Lívia Alario
8 – Janira Africano
10 – Mafalda Ferrete
11 – Matilde Gonçalves
15 – Mariana Miranda
16 – Liliana Vasylyuk
17 – Ana Vieira
21 – Maria Truta
22 – Beatriz Oliveira
45 – Isabel Fontes
TP – José Bastos
TA – Enzo Cavalcante
Diretora de Equipa – Eugénia Fontes
Team Manager – Ricardo Silva