“Vamos jogar para ganhar. Ficando em primeiro ou em quarto nós entramos sempre para ganhar, até pelo clube que representamos, onde se trabalha com seriedade e sempre para ganhar”, disse Pedro Ribeiro, treinador do Vitória SC, sobre a participação da sua equipa da Fase Final do Campeonato Distrital de Sub-16 femininos da Associação de Basquetebol de Braga.
O Vitória SC fez uma Fase Regular irrepreensível, vencendo os 12 jogos e terminando com uma vantagem de três pontos para os segundos classificados.
Para esta Fase Final, Pedro Ribeiro garante que “estamos a encará-la com confiança, mas com os pés bem assentes no chão” e salientou que “quando são Fases Finais concentradas qualquer erro pode ser fatal. Estamos a trabalhar bem, focados, sabendo que temos valor, mas respeitando todos os adversários”.
Sobre a sua equipa, Pedro Ribeiro referiu que “maioritariamente temos um grupo de atletas de primeiro ano de Sub-16. Felizmente conseguimos agregar qualidade com as atletas que ficaram e que são de segundo ano. Também conseguimos ir buscar uma atleta que é uma peça fundamental para a equipa, que é a Daniela, que é muito alta”.
Como as sentiu estes últimos dias? “Neste momento, elas estão muito confiantes, mas já se começa a sentir algum nervosismo, que é normal”, disse Pedro Ribeiro.
Questionado sobre se a equipa sente alguma responsabilidade porque venceu de forma categórica a Fase Regular, Pedro Ribeiro referiu que “apesar de eu tirar essa carga de cima delas, porque há vários fatores que as podem afetar nesta fase concentrada, percebe-se que elas começam a sentir uma pressão maior, uma certa responsabilidade. Elas fizeram uma grande época no ano passado e uma Fase Regular muito boa, mas eu tenho-lhes dito que não têm de sentir qualquer tipo de responsabilidade. Todos temos dias maus”.
Quanto aos adversários, o treinador do Vitória SC referiu que “vamos pensar jogo a jogo. Neste momento, o nosso foco é o FamaBasket. Apesar de ter ficado em quarto a verdade é que o FamaBasket foi a equipa que mais pontos nos marcou. E se nós fomos crescendo ao longo da época, os nossos adversários também cresceram e, por isso, vamos concentrarmo-nos sempre no adversário que temos pela frente”.