“Não vai ser um jogo fácil, mas não vamos dar o jogo de mão beijada”, foi assim que Manuel Sousa, treinador do CARTaipense, abordou o jogo deste domingo com a AD Esposende, referente à terceira jornada da Série 1 do Campeonato Inter-Regional de Infantis da Associação de Voleibol de Braga.
Manuel Sousa referiu que “neste regresso de campeonato vamos defrontar uma equipa forte, bem organizada e muito bem orientada. Sabemos que não vai ser nada fácil, pois a AD Esposende tem um entrosamento que nós ainda não temos, tem mais traquejo, mas nós nunca damos um jogo como perdido antes de o jogo”.
O CARTaipense está a disputar, mais uma vez, a série que dá acesso ao Campeonato Nacional, mas Manuel Sousa considera que “este ano é mais complicado, estamos, praticamente, a começar do zero. A equipa é formada por Minis B e uma Mini A. Tudo para elas é novidade” e adiantou que “isto vai existir muito esforço para que as coisas comecem e seguir um rumo, o rumo certo”.
Afirmando que “não se constrói uma equipa num dia”, Manuel Sousa sente que “a equipa tem evoluído muito e ficar na Série 1 é a prova dessa evolução e trabalho que temos feito”.
Se passa à segunda fase do Campeonato Regional sempre foi um objetivo, Manuel Sousa salienta que “agora será muito complicado fazer muito mais. Precisamos de tempo. O importante é que estamos nesta fase, a jogar com as melhores do Regional, a aprender e a crescer”.
O treinador do CARTaipense considera que “chegamos aqui por mérito próprio, já conseguimos fazer algumas coisas engraçadas e a equipa está a evoluir. O nosso lema também é trabalhar, trabalhar, insistir, insistir… que é uam coisa que elas não gostam muito, mas enquanto não souberam o A,B,C do Voleibol não podem evoluir”.
Sobre a equipa referiu que “tenho um seis base que até me dá algumas garantias, mas depois tenho outras meninas que precisam muito de trabalhar. A equipa é constituída por nove meninas que vieram das Minis do CARTaipense, as outras vieram do Desporto Escolar e essas precisam ainda de mais tempo. No fundo estamos a começar, praticamente, do zero e temos um longo caminho para frente”.
Já está habituado a transformar equipas jovens em equipas muito fortes? “Esse foi o pretexto que tiveram para me prender às Infantis, a esta equipa. Não era essa a minha intenção, mas não ia deixar as atletas sem treinador e cá estamos nós”, disse Manuel Sousa, que confessa que “desde o início da época que já se nota uma grande evolução. Eu noto isso, mas quem nota mais são as pessoas que estão de fora, os pais, os que vêm assistir aos jogos. O feedback tem sido muito positivo. Resta-nos continuar a trabalhar mais e melhor para que elas evoluam dia após dia”.
PROGRAMA DE JOGOS
Infantis
10.30h: CARTaipense – AD Esposende
11h: SC Braga – Dumiense A
11h: VC Viana – Dumiense B
12h: VC Braga – Escola Lamaçães
17.30h: Vitória SC – AVC Famalicão
