Filipa Noiva, do SC Braga, passou a última semana no Valência Basket Clube, numa ação da Associação Nacional de Treinadores de Basquetebol, que tem como objetivo potenciar o desenvolvimento dos treinadores.
Filipa Noiva foi um dos quatro treinadores contemplados com esta experiência, que decorreu entre 19 e 23, e levou a equipa a conhecer um pouco da organização e dinâmica do clube da Liga ACB e que disputa a Euroleague.
Filipa Noiva, que considera que o ‘estágio’ “correu muito bem”, lembra que “esta oportunidade emergiu de um concurso dinamizado pela Associação Nacional de Treinadores de Basquetebol (ANTB) que financia esta experiência em Valência a quatro treinadores portugueses que tenham o interesse de conhecer como trabalham num clube de Basquetebol de referência. Após ouvir relatos de pessoas que foram em edições anteriores, não hesitei em candidatar-me e, felizmente, tive o privilégio de ser um dos treinadores selecionados”.
O que retiras desta experiência? “Torna-se difícil dizer o que retiro desta experiência quando tudo o que vimos foi para além das minhas expectativas. O Valência Basket acolheu-nos muito bem e tivemos a oportunidade de visitar todas as instalações e de perceber como toda a estrutura está organizada e a forma como trabalham numa base diária”.
O que te pode ajudar no dia a dia como treinadora, mas também como jogadora? “Apesar de saber que é uma realidade bastante diferente da nossa, como treinadora trago para Portugal pequenos detalhes da sua metodologia de trabalho, aspetos como a incorporação de técnica de lançamento em todos os treinos e a prioridade em trabalhar em contexto de situações-problema com pouco recurso a exercícios exclusivamente analíticos”.
“Como jogadora, foi uma inspiração a predisposição dos atletas no próprio treino e a intensidade a que jogam. Claramente que a “Cultura del Esfuerzo” que tanto prezam é vivida desde todo o staff técnico até aos jogadores com a mentalidade de fazer mais e melhor dia após dia”.
Durante a estadia em Valência, Filipa Noivo teve oportunidade de falar com vários responsáveis do clube espanhol, mas também de assistir a jogos da e da Liga ACB masculino entre o Valência Basket e Granada.
Fotos: ANTB