SC Braga, ED Viana e GDN Famalicão estiveram em grande destaque no Campeonato Nacional de Juniores e Seniores, que terminou esta tarde no Complexo Municipal de Piscinas de Leiria.
O SC Braga sai de Leiria com um total de 20 medalhas, nove títulos de Campeão Nacional e seis de Vice-Campeão, terminando na quarta posição na Estatísticas de Medalhas em Sénior e em terceiro em Juniores.
Em termos individuais o destaque vai para José Paulo Lopes, que termina o ‘Nacional’ com seis títulos de Campeão Nacional, todos eles com marcas muito boas. José Paulo Lopes foi o nadador que mais títulos conquistou.
LUÍS CAMEIRA: “MUITO SATISFEITO”
Luís Cameira, treinador do SC Braga, faz um “balanço muito positivo” daquela que foi a primeira grande competição da época.
O treinador do SC Braga salienta que “saímos de Leira com nove títulos conquistados, 20 medalhas e a presença em 43 finais. Conseguimos ainda 14 recordes regionais e 30 recordes pessoais”. Por isso “saio muito satisfeito desta competição”.
Algum resultado mais surpreendente? “Sim. Tenho de destacar os seis títulos do José Paulo Lopes, com excelentes marcas. Bem como os recordes regionais do Daniel Tavares e da Maria Neves”.
ED VIANA E ANA RODRIGUES EM DESTAQUE
A Escola Desportiva de Viana e Ana Rodrigues também estiveram em destaque nesta edição do Campeonato Nacional de Juniores e Seniores.
Ana Rodrigues termina a competição com cinco títulos de Campeã Nacional, sendo a segunda atleta com mais títulos na prova, apenas atrás de José Paulo Lopes (SC Braga).
A ED Viana alcançou o top5 na Estatística de Medalhas em Seniores.
RAFAEL RIBAS: “EXCELENTE DIA”
Rafael Ribas, treinador da ED Viana, considera que hoje “foi um excelente dia”, lembrando que “a Ana Rodrigues conquistou mais dois títulos, terminando com cinco títulos de Campeã Nacional e um recorde regional. O Filipe Laranjo alcançou o terceiro lugar Júnior aos 200m Livres e com novo recorde regional Júnior 1.º ano. A Maria Rita bateu o recorde regional aos 50m Mariposa Júnior 2.º ano”.
GDN FAMALICÃO SEGUNDO EM JUNIORES
O GDN Famalicão conquistou o segundo lugar na Estatística de Medalhas em Juniores, terminando com um total de 13 medalhas e seis títulos de Campeão Nacional.
Mafalda Mesquita e Rodrigo Pereira foram os atletas que conquistaram os títulos, três cada,
Neste último dia o destaque vai para Rodrigo Pereira, que venceu a prova dos 50m Mariposa e Francisco Silva, que é Vice-Campeão aos 100m Costas e foi terceiro nos 400m Estilos.
Pedro Faia, treinador do GDN Famalicão, considera que hoje “foi mais um dia repleto de sucesso e de conquistas que nos orgulham da qualidade dos atletas que temos” e adiantou que “terminamos a última jornada da mesma forma que iniciamos, com títulos nacionais, finais, recordes pessoais e recordes do clube”.
Quanto ao balanço do Campeonato Nacional, Pedro Faia recordou que “terminamos esta competição na segunda posição do ranking de medalhas de clubes, facto que demonstra a excelência destes campeonatos nacionais e nos deixa orgulhosos dos atletas”.
“Com estes campeonatos reforçamos a motivação para enfrentar o próximo ‘Nacional’ de Clubes da 1.ª Divisão, na certeza que será mais um momento de conquistas! Juntos vamos mais longe. Obrigado aos meus atletas. Somos FAMA”
ANTÓNIO COSTA (AD FAFE) E DIANA FREITAS (A.MONTANHA) NO TOP10
Quanto aos restantes clubes minhotos em prova, de salientar o sexto lugar de António Costa, da AD Fafe, na prova dos 1500m Livres em Juniores e top10 de Diana Freitas (Amigos da Montanha) nos 800m Livres Juniores.