“Os objetivos para esta época passam por conseguir superar os feitos alcançados a época anterior” foi assim que Rafael Ribas, coordenador técnico da Escola Desportiva de Viana começou por abordar a nova época.
O treinador da ED Viana aponta como um dos pontos altos a nível coletivo “o facto da equipa feminina ir competir na 1.ª Divisão Nacional no Campeonato Nacional de Clubes, que se realiza em dezembro (21 e 22). É aí que estarão as melhores 16 equipas Nacionais em competição. A ED Viana subiu o ano passado à 1.ª divisão, apenas com atletas vianenses, que treinam diariamente com a equipa”.
Este ano a equipa feminina é composta por três atletas Seniores, uma Júnior e duas atletas Juvenis… “o que demonstra o quão jovem e promissora esta equipa é”, disse Rafael Ribas.
Quanto à equipa masculina “irá competir na 2.ª Divisão Nacional, numa competição que se realiza nos dias dois e três em Estarreja. O objetivo principal é a manutenção. A equipa masculina é composta por dois Seniores, dois Juniores e dois Juvenis. É Uma equipa jovem, mas muito focada no processo”.
ANA RODRIGUES NO MUNDIAL DE DOHA… COM OS OLHOS POSTOS EM PARIS’24
A ED Viana entra na nova época já com Ana Rodrigues apurada para o Campeonato do Mundo de Piscina Longa, que se realiza em Doha, no Qatar, em fevereiro de 2024.
A nadadora da ED Viana parte para o novo ano com um grande objetivo: garantir a presença nos Jogos Olímpicos. “Esse é o objetivo de final de época. Para o atingir, temos vários objetivos intermédios delineados para alcançar primeiro”.
Como está a correr a preparação? “Após o incidente de Fukuoka, em que a Ana fraturou o cotovelo durante o Mundial num treino antes da competição, a recuperação tem sido bastante positiva e com boas respostas aos estímulos diários”.
Nesta altura, ainda sem grandes provas, como se faz para manter os atletas motivados e focados? “Nesta fase de treinos com carga elevada, a forma como mantenho os meus atletas motivados é com objetivos nas tarefas de treino bem definidos e trabalho de simulação de ritmos de prova em dias específicos da semana. Eles sabem que o melhor está para vir, e que aqueles que trabalham arduamente todos os dias, serão recompensados”.
RESULTADOS CONQUISTADOS EM 2022/23
67 Títulos Regionais
51 Recordes Regionais
13 Títulos Nacionais
26 Pódios Nacionais
18 Recordes Nacionais
6 Internacionalizações (Seleção Nacional)