O CC Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor foi o grande vencedor do 36.º Prémio de Ciclismo Cidade de Barcelos, sexta e última prova do Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada – Arrecadações da Quintã, que animou o centro de Barcelos no domingo.
A equipa orientada por Carlos Leite somou nove pontos e averbou a sua quarta vitória por equipas no Campeonato do Minho (foi segundo nas outras duas).
O CC Barcelos, que é o Campeão do Encontro Nacional de Escolas, deixou nas posições imediatas a Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact e a Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel, ambos com 11 pontos.
A União Ciclismo da Trofa, que conta nas duas fileiras com alguns ciclistas do Minho, terminou na quinta posição, enquanto a Tensai/Sambiental/Santa Marta foi nono.
MATILDE FERNANDES VENCE, DUARTE MARQUES SEGUNDO
Em termos individuais o destaque na categoria de Iniciados vai para a vitória de Matilde Fernandes (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact). Na segunda posição ficou a sua colega de equipa Daniela Fernandes, enquanto Mafalda Rodrigues (UC Trofa) foi terceira.
Em masculinos, Duarte Marques (CC Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor) alcançou a segunda posição, ficando a cinco segundos de Francisco Pereira (Escola Cantanhede).
O ciclista de Barcelos fez uma prova em linha impressionante – partiu atrasado devido a um problema com a bicicleta, mas já integrava o grupo da frente no final da primeira volta e venceu a corrida -, mas acabou por perder algum tempo na destreza.
No top5 ficaram Samuel Gomes e Tiago Carvalho (ACR Roriz), enquanto da mesma equipa Gustavo saleiro foi sexto, Gabriel Cardoso sétimo e Tomás Rodrigues fez o nono lugar. Gonçalo Amorim fechou o top10.
Em Pupilos/Benjamins, Maria Lisboa (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact) subiu ao primeiro lugar do pódio em femininos, enquanto o seu colega de equipa Martim Peixoto foi terceiro em masculinos.
Guilherme Oliveira, Guilherme Assunção e Afonso Figueiredo (CC Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor) e Miguel Carvalho (ACR Roriz) ficaram no top10.
FRANCISCO CARDOSO FAZ BALANÇO POSITIVO
“Estou muito satisfeito. A prova correu muito bem, não houve qualquer incidente e foi uma prova muito boa quer para o Centro de Ciclista de Barcelos, quer para a própria cidade”, foi assim que Francisco Cardoso, presidente do Centro de Ciclista de Barcelos, abordou o 36.º Prémio de Ciclismo Cidade de Barcelos.
Francisco Cardoso referiu que “regressar ao centro deu outra vida ao Prémio Ciclismo Cidade de Barcelos. Não há dúvidas que sendo nesta fórmula, no centro da cidade, é bastante superior”.
O presidente do CC Barcelos considera que “esta prova tem um sabor especial porque estamos a lidar com meninos desde os seis anos. Como somos uma Escola de Ciclismo ficamos muito contentes por termos aqui esta multidão. Estiveram aqui 20 equipa e à volta de 200 atletas. Para nós isto é gratificante, olhando ao e empenho que temos sempre para organizar estes eventos. Estamos motivados e vamos continuar”.