
Maria Gomes, do CN Prado, estreia-se quinta-feira no Campeonato da Europa de Velocidade, que se realiza em Bratislava, na Eslováquia. Presença regular na Seleção de Maratonas, a canoísta de Braga assegurou este ano um lugar na comitiva de Velocidade e vai competir em Bratislava em K4 500 e em K1 1000 metros em Sub-23.
“É uma experiência diferente” começou por afirmar Maria Gomes, que garante que “estou a encarar o desafio como todos as outras competições, com muita seriedade e ambição”.
Depois de uns anos a ter como aposta a Maratona, como é estar a caminho de um ‘Europeu’ de Velocidade? “O meu foco é sempre competir ao mais alto nível e dar o meu máximo em todas as provas e este ano isso resultou na medalha de bronze em K1 500m na Taça de Portugal de Velocidade. Este resultado proporcionou a chamada para estágio da equipa nacional e consequente convocatória para o Campeonato da Europa”, disse Maria Gomes, que se mostrou “feliz com esta oportunidade” e capaz de se adaptar a várias distâncias…
Por se encontrar a preparar o ‘Europeu’ de Velocidade, Maria Gomes foi uma das grandes ausentes do ‘Nacional’ de Maratonas… “Por questões de incompatibilidade de calendário entre as duas vertentes, estive ausente do Campeonato Nacional de Maratonas, com muita pena minha. Contudo foi possível competir, em maio, na Taça de Portugal de Maratona e apesar da prova em si não ter corrido nada como esperava, consegui revalidar a vitória em Sub-23 pelo quarto ano consecutivo”.
Para além da vitória na Taça de Portugal de Maratonas, Maria Gomes foi ainda Vice-Campeã Nacional de Fundo 5000m em Sub-23… “isso torna percetível a minha rápida adaptabilidade a qualquer distância”, explicou a atleta do CN Prado.
Como correu a preparação? “Dei o meu máximo para me preparar da melhor forma para este ‘Europeu’. Foram cinco semanas em estágio, juntamente com as restantes atletas da equipa nacional. Trabalhamos mais especificamente para os 500m, distância olímpica onde iremos competir em K4” referiu a canoísta de Braga, que adiantou que “adicionalmente vou competir em K1 1000m, que já é uma prova um pouco mais longa e se enquadra bem nas minhas características como atleta”.
Quanto a objetivos… “O objetivo passa sempre por sair da água com a sensação de ter feito o melhor possível”, afirmou Maria Gomes, que salientou que “claro que o primeiro passo é atingir as finais A , em ambas as provas. Depois disso é lutar pelos lugares do topo da tabela”
