
O Centro de Atletismo de Mazarefes esteve em grande destaque nos Campeonatos Nacionais de Clubes de Pista Curta da 3.ª Divisão, que se realizou do Fórum Braga, durante o fim de semana.
A equipa de Viana do Castelo subiu ao pódio em femininos, tendo, aliás, estado na luta pelo título, enquanto a equipa masculina alcançou a quarta posição, numa prova ganha pelo Olímpico Vianense, que subiu de divisão.
Em femininos o CAM foi terceiro classificado com 64 pontos, os mesmos que o segundo (desempatadas pelo maior número de vitórias individuais). De destacar a vitória de Alicia Merino nos 60m Barreiras e de Diana Rodrigues no Peso.
Joel Maltez, treinador do CA Mazarefes, considerou que “foi um fim de semana de loucos” e salientou que “a equipa masculina esteve bem… Classificou-se no quarto lugar, era o que as previsões nos diziam, sendo que, sonhávamos conseguir o terceiro lugar do pódio, mas não foi possível, mérito dos adversários”.
“Este ano as equipas reforçaram-se bem, tornando-se praticamente ‘semi-profissionais’ com atletas dedicados ao desporto, fator que, para um clube como o nosso, com Atletismo de Formação, onde os atletas competem de graça e treinam depois do trabalho se torna uma luta desigual, mas é o que temos e do qual nos orgulhamos imenso. Os adversários foram mais fortes, mas nós estivemos bem, não falhamos e mostramos que continuamos melhor, ano após ano”.
Com a equipa feminina “foi diferente, as projeções apontavam que o título nacional seria disputado por três equipas, uma delas o CAM. Conseguimos ser competitivos apesar de termos baixas de peso na equipa, com duas atletas debilitadas fisicamente: Alicia (Altura) fez uma viagem de direta para conseguir estar no campeonato e a Cláudia (Vara) fez uma pequena lesão na axila. A Matilde que não participou por lesão (sofreu um acidente e partiu um pé). Esses percalços originaram a mexidas profundas na equipa, mesmo assim, conseguimos chegar à última prova em vantagem (em primeiro) mas, a nossa Estafeta (última prova) não conseguiu segurar o lugar coletivo, como consequência baixamos para o terceiro lugar, a um ponto do primeiro e com a mesma pontuação que o segundo (desempatou com vantagem para quem tinha mais vitórias individuais). Conseguimos o bronze, o que é muito bom (principalmente dadas as circunstâncias) mas, não conseguimos a subida de divisão que era o principal objetivo (sobem os dois primeiros)”.
“Apesar de tudo, estamos cientes que fizemos tudo o que esteve ao nosso alcance, nunca atiramos a toalha ao chão e esta segunda-feira voltamos a treinar para que o resultado do Campeonato Nacional de Ar Livre seja melhor”.