“Está tudo preparado, reforçámo-nos com vista a tornarmo-nos uma equipa bem mais competitiva que o ano passado, uma equipa que faça levar mais gente ao pavilhão e que torne a ADJ Vila Praia numa referência na região, que fidelize mais ancorenses ao Hóquei em Patins” é com este o pensamento que Nuno Pereira, treinador da ADJ Vila Praia, encara a nova temporada, que arranca no domingo.
A equipa de Vila Praia de Âncora inicia o Campeonato Nacional da III Divisão a jogar no recinto do HC Fão. Nuno Pereira garante que “a equipa está motivada, com grande capacidade de trabalho e com muita vontade de ganhar. A nossa ‘pré-época’ será longa, uma vez que temos quatro jogadores novos, vindos de quatro clubes diferentes e todos eles têm um papel fundamental dentro da equipa” e adiantou: “todo este entrosamento leva tempo e é um ‘handicap’ negativo que temos de superar em relação às outras equipas que não se reforçaram tanto”.
Sobre o jogo com o HC Fão afirmou que “vamos a Fão para ganhar o jogo e começar o campeonato da melhor forma possível. Que seja uma vitória motivadora e que sirva de alento para os jogos seguintes que são de um enorme grau de dificuldade”.
Nuno Pereira salientou que “vamos jogar contra uma equipa que se reforçou bem, que fez exibições na pré-época que foram melhores do que o resultado conseguido… só o melhor Vila Praia pode trazer os três pontos de Fão”.
“CAMPEONATO MAIS EQUILIBRADO POR CIMA…”
Que ideia tem do que será este ano o ‘Nacional’ da III Divisão? “Acho que será um campeonato mais equilibrado por cima. Penso que todas as equipas ficaram mais fortes e não há nenhuma que seja, claramente, superior. O Limianos, o Marco e o Penafiel talvez estejam em vantagem relativamente às outras, mas depois temos o Lavra e o Maia que têm também bons planteis. Nós vamos fazer o nosso melhor, vamos, certamente, entrar em todos os jogos a pensar em ganhar. Sabemos das nossas limitações, mas também temos os nossos pontos fortes e queremos cumprir com o objetivo de trazer os ancorenses ao pavilhão, queremos ser uma das equipas com mais assistência na III Divisão”.
Que balanço faz da pré-época? “Nós tivemos dois jogos muito bons contra a equipa B do Famalicense AC e contra o Traviesas, no nosso jogo de apresentação. Tivemos uma boa casa, com um ambiente extraordinário fruto de uma simbiose perfeita entre os atletas da Formação, e os respetivos pais, e a equipa Sénior. depois, tivemos duas derrotas, onde uma delas é um resultado normalíssimo dado que foi com um adversário de escalão superior, com outros objetivos e vinha com essa obrigação. Terminámos os jogos de pré-época em Barcelos, onde estivemos abaixo do que fizemos em qualquer dos outros jogos, nomeadamente na disponibilidade física, mas, em traços gerais, saímos satisfeitos. Sabemos o que temos de corrigir, sabemos qual é a linha pela qual nos temos que orientar e é nesse seguimento que vamos continuar a trabalhar e que nos vamos apresentar no próximo domingo em Fão para iniciar o campeonato”.
APOSTA NA FORMAÇÃO
Para além da equipa Sénior, a ADJ Vila Praia prepara-se para entrar em ação na Iniciação. Nuno Pereira explica que “na época passada, em dezembro, demiti-me dos escalões de Formação e jurei para mim mesmo nunca mais voltar a trabalhar escalões de Formação por tudo o que acarreta, mas este ano o clube fez ajustes e em conversa com o presidente, concluímos que eu ficaria à frente da coordenação da Formação, sem estar ligado a escalão nenhum em concreto”.
“Estamos a começar com a Iniciação à Patinagem, temos já três dezenas de meninos que mostram alegria e uma vontade enorme em aprender. Temos um plano bem definido no que concerne a estratégias de captação de mais atletas. Queremos competir nas competições de Mini Hóquei e de Encontros organizados pela AP Minho com uma equipa de Sub-7 e outra de Sub-9”, disse Nuno Pereira, que adiantou que “é nosso objetivo crescer e evoluir de forma sustentável, com regras, com uma filosofia muito própria do clube e eu, com a experiência que tenho adquirido ao longo dos anos, vou ajudar exatamente nesse processo de crescimento. O trabalho direto com os meninos está ao cargo de três atletas Seniores: Rui Caçador, Afonso Veiga e Duarte Veiga, que, para além de treinadores, são ainda a referência que eles veem todos os fins de semana nos jogos da equipa Sénior”.