Afonso Soares, da Bike Zone, sagrou-se este domingo Campeão do Minho em Juvenis ao vencer o 23.º BTT DHI ACRAP, última prova do Campeonato do Minho de BTT DHI – CISION, que decorreu este domingo em Prozelo, Arcos de Valdevez.
O ciclista de Guimarães, que em maio já tinha vencido o Campeonato Nacional, fez uma prova irrepreensível, vencendo à vontade as duas mangas. Na descida final Afonso Soares realizou o tempo de 2:58.568, sendo aliás o único atleta das Escolas a alcançar um tempo abaixo dos três minutos.
No final, Afonso Soares mostrou-se “muito satisfeito” com a vitória, mas confessou que “gostaria de ter feito melhor tempo, mas já estava cansado e não conseguia mais pedalar. Foi o que consegui fazer e deu para ganhar”.
Sobre a época, o ciclista de Guimarães afirmou que “o balanço é positivo, pois fui Campeão Nacional e agora consegui sagrar-se Campeão do Minho. Este ano foi possível juntar as duas Camisolas”.
Quanto ao futuro, Afonso Soares mostra-se ambicioso “quero fazer mais e melhor” e responde ao desafio do pai (Ricardo Soares), que já anunciou que só deixa de correr quando o filho bater os seus tempos…”para o ano pode deixar de correr…”.
AFONSO DOMINGUES VICE-CAMPEÃO
Na segunda posição, com um excelente tempo também (3:01.703), ficou Afonso Domingues, do Clube Cicloturismo de Monção-
Benjamim Vasconcelos (AXPO Vila do Conde), que na primeira manga perdeu bastante tempo para acudir a um colega que tinha caído, fez a descida final em 3:11:895 e subiu ao terceiro lugar do pódio.
Em infantis, Lucas Hermida (Pontebike Team) acabou por correr sozinho, depois do acidente de Rodrigo Cunha, ciclista de Santo Tirso que é Campeão Nacional da categoria.