“Diverti-me bastante e é uma experiência que pretendo repetir” foi assim que Francisco Barbosa dos Santos, do CN Ponte de Lima, comentou a sua estreia na Canoagem de Mar.
O atleta de Viana do Castelo, que no início do mês conquistou a medalha de bronze no Mundial de Maratonas em Sub-23, participou na prova de SS1 Sénior masculino e alcançou a 14.º posição entre os mais de 30 participantes.
Francisco Barbosa dos Santos refere que “há muito tempo que pensava no dia em que teria esta oportunidade. Depois de alguns incentivos e de, finalmente, ter um tempo livre decidi experimentar a Canoagem de Mar”.
“Sinceramente não tinha expectativas nenhumas em relação à prova e parti para ela apenas com o objetivo de me divertir e angariar o máximo de aprendizagens sobre a Canoagem de Mar. Foi a minha segunda vez num surfski, incluindo o treino que fiz antes da competição. No final de contas diverti-me bastante e é uma experiência que pretendo a repetir”.
A Canoagem de Mar pode ser uma opção para ti? “Poder pode, da minha parte todas as provas estão abertas… para além de ser uma especialidade muito divertida e exigente, é também uma ótima forma para me preparar para as Maratonas”, disse o atleta do CN Ponte de Lima, que salientou que, “no entanto, é extremamente difícil que atinja o topo da Canoagem de Mar Nacional, pois conta com um lote de excelentes atletas e com muita mais experiência que eu”,
Francisco Barbosa dos Santos referiu que “a minha ideia em relação à Canoagem de Mar é, somente, que a minha preparação se torne um pouco mais engraçada e variada, sem lhe tirar qualquer tipo de exigência”.
O que gostaste mais nesta prova? “Partilhei grande parte da prova com um colega madeirense que me foi dando bastantes dicas. Para além disso fui bastante bem recebido e acarinhado pelo Clube Fluvial Vilacondense, que me emprestou o barco com que competi. Estas duas situações tornaram a experiência muito mais enriquecedora. Devo-lhes um agradecimento enorme”.
Foto: Antónia Carvalho