“Todo o foco está apontado para o apuramento para os Jogos Olímpicos” é este o principal objetivo de André Pinto para o Campeonato do Mundo de Remo, que se realiza em Belgrado, na Sérvia, entre o dia três e 10 de setembro.
O atleta do Viana Remadores do Lima que se encontra ao serviço da Seleção Nacional, parte hoje rumo à Sérvia, levando na bagagem muita esperança, mas, sobretudo, “muita confiança e motivação” para lutar pelo grande objetivo da época…
Afirmando-se “preparado”, André Pinto confessa que se sente “muito bem e confiante em mim e em todo o trabalho que foi feito durante esta longa época”.
Como correu a preparação? “Bastante bem. Teve os seus altos e baixos, mas foram dados alguns passos importantes e na direção certa” disse André Pinto.
Quanto a objetivos, o remador de Viana do Castelo não tem dúvidas… “Sem dúvida alguma que o objetivo é apurar para os JO. Todo o foco está apontado para isso. Percebo bem de onde venho, o trajeto que fiz ao longo da época, ou seja, sai bem mais lá de trás… Mas vou atrás de algo que não é impossível”.
Esse objetivo dá-te mais pressão ou motivação? “É uma mistura dos dois, mas sem dúvida alguma, mais motivação… Sinto menos pressão porque sou alguém que vem lá de trás da classificação e não tenho nada a perder”.
André Pinto já está habituado a estas presenças nos Mundiais, mas sabe que esta vai ser uma competição diferente. “Vai ser a prova mais competitiva de sempre. Conta com 48 presenças de 48 países diferentes. Todos os atletas vão lutar pelos nove lugares. Mais nenhuma prova em todo o ano vai ser tão competitiva como esta… toda a gente vai fazer pico de forma para aquele momento”.
Algum receio para este Mundial? “Não. Vou sem medos, foco total nas regatas todas e confiança acima de tudo em tudo o que fiz e na minha capacidade”.