“Vim sem grandes ambições, mais para cumprir calendário e fazer uma preparação com ritmo para a Volta, mas consegui ganhar e é sempre ganhar aqui”, disse Daniel Moreira, Tensai/Sambiental/Santa Marta, no final da corrida de Juniores do 20.º Prémio de Rendufe, que se realizou na tarde deste sábado.
O ciclista de Barcelos, que lidera o ranking do Campeonato do Minho de Estrada, considera que “foi uma boa vitória” numa prova que é sempre muito disputada.
Numa corrida muito atacada desde o início, Daniel Moreira foi-se mantendo no grupo da frente e à entrada para a última subida para a meta seguia acompanhado de mais dois atletas: José Moreira (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) e David Ferreira (Paredes/Fortunna). No sprint final, muito renhido, foi o mais forte e garantiu a vitória no Prémio de Rendufe e reforçou a liderança no Campeonato do Minho.
Daniel Moreira referiu que “não estava a contar ganhar, até porque ainda na exta fiz um treino puxado, próprio de fim de semana, mas consegui ganhar”.
Quando percebeste que podias ganhar? “Nas últimas três voltas estava a sentir-me muito bem e percebi que a corrida seria decidida ao sprint. Arrisquei, foi um sprint renhido, mas pronto consegui ganhar”.
Agora segue-se o Circuito de Santa Marta de Portuzelo, prova organizada pela equipa de Daniel Moreira… “A corrida de Santa Marta é outra conversa. Aí já não vou para cumprir calendário, vamos, isso é ponto assente, correr para ganhar. Vamos tentar fazer isso”.
Sentes a responsabilidade de estar a correr em casa? “Tento não pensar nisso, mas correr em casa pesa sempre. O ano passado fiz segundo, este ano queria quebrar o gelo e fazer primeiro lugar”, disse Daniel Moreira, que salientou que “apoio não nos vai faltar, vamos tentar responder com vitórias”.
LINO GUILHERME E GABRIEL BAPTISTA NO TOP5
Lino Guilherme e Gabriel Baptista, da Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact, terminam no top5, ficando a escassos segundos do trio da frente.
Rafael Durães (ADRAP) foi sexto classificado e Diogo Pinto e Afonso Campino (Academia EFAPEL de Ciclismo) terminaram no sétimo e oitavo lugar, respetivamente.
Rodrigo Neves (CC Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor/Segmento D’Época) fechou o top10 e o seu irmão e colega de equipa Leonardo Neves foi 11.º. Luís Moreira fez o 13.º lugar.
João Martins (UC Trofa), Adrian Pacho (CC Barcelos); Afonso Coelho e Dinis Saleiro (ACR Roriz), Rúben Benedito (Tensai) e Henrique Lopes (ACR Roriz) fizeram top30,
Por equipas, a Academia EFAPEL Ciclismo, que tem como diretor desportivo o famalicense Tiago Machado, venceu, deixando a 4s o CC Barcelos. A ACR Roriz foi quinta classificada.