Catarina Lopes, ciclista de Famalicão que alinha na AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde, impôs-se no 6.º BTT XCO Tesouros do Ave, quinta e antepenúltima etapa o Campeonato do Minho de BTT XCO.
A ciclista famalicense assumiu a corrida desde o princípio, percorrendo as quatro voltas ao circuito em 57:18 minutos, deixando na segunda posição a sua colega de equipa Marta Branco. A ciclista de Guimarães manteve, no entanto, a liderança no ranking do Campeonato do Minho.
JOSÉ SIMÕES TERCEIRO
José Simões, do Grupo ccr- Ap motors-Lobos Averomar Cycling, alcançou a terceira posição em Elites masculinos.
O ciclista de Famalicão andou bastante tempo na segunda posição, a par de Tiago Alves (AXPO), e atrás do Campeão do Minho Rui Ferreira. Na última volta Tiago Alves atacou e já nos metros finais ultrapassou o seu colega de equipa. José Simões chegou à meta na terceira posição, percorrendo as sete voltas ao circuito em 1:17:42 horas.
José Simões mantém-se na segunda posição do ranking do Campeonato do Minho, estando a 16 pontos do primeiro, Rui Ferreira.
Na Póvoa de Lanhoso de salientar ainda a quarta posição conquistada pelo famalicense João José Azevedo (AXPO), enquanto Nuno Mesquita (Averomar) fechou o top5.
Rui Ferreira (UCVN Famalicão), César Oliveira e Nélson Sá (SAERTEX Portugal/Edaetech) ocuparam os lugares seguintes.
No final da corrida, Tiago Alves mostrou-se bastante satisfeito pela conquista da primeira vitória no Campeonato do Minho…
“Para mim este resultado é muito importante, até porque é a minha primeira vitória no Campeonato do Minho e dá-me uma motivação muito grande para aquilo que ainda falta da época”, disse o ciclista de Vila do Conde.
Quanto à corrida… “tentei gerir ao máximo a parte inicial, sabia que era uma corrida dura e ainda por cima estava muito calor. Tentei por o meu ritmo, não quebrar e consegui fazer isso. Depois foi fazer uma última volta um bocadinho mais rápida e consegui chegar lá à frente… e vencer”.
O que achou da pista do circuito de Cross Country Olímpico de Porto de Ave? “Gosto deste circuito, é técnico, tem muita dureza. É puro cross. Aproveito para deixar uma palavra ao senhor José para continuar. Não é fácil manter um circuito destes e ele tem gosto por isto. Quero deixar uma palavra de apoio para não desistir e para que no próximo ano possamos estar aqui novamente neste circuito espetacular”.