CICLISMO

Azurém, Oliveira Santa Maria e Viana do Castelo são o palco do 33.º GP Minho

Azurém, Oliveira Santa Maria e Viana do Castelo são os palcos das partidas e chegadas das três etapas que constituem, este ano, o 33.ª Grande Prémio do Minho – Viana do Castelo Cidade Europeia do Desporto 2023, prova destinada à categoria de Juniores que se realiza entre os dias 21 e 23 de julho.

Com um pelotão de 162 ciclistas em representação de 27 equipas – 14 portuguesas, 12 espanholas e uma de francesa – o Grande Prémio do Minho promete levar, mais uma vez, a luta e a emoção do Ciclismo a várias freguesias e cidades do Minho.

Azurém, em Guimarães, é o palco da primeira etapa, que tem extensão de 106,2 quilómetros e conta com duas metas volantes (Município de Fafe e Tradição e Prestígio) e dois prémios de montanha (Vieira do Minho e Gonça) ambas de 2.ª categoria.

Oliveira Santa Maria, em Famalicão, recebe a partida e chegada da segunda etapa, a mais longa desta edição do GP Minho, com um total 107,9 quilómetros. A etapa que passa por 16 freguesias de Famalicão conta com três metas volantes (Riba d’Ave, Carlos Carvalho, em Pousada de Saramagos, e José Azevedo, em Ruivães) e dois prémios de montanha, ambas em Pedome e de 1.ª categoria.

Viana do Castelo recebe a terceira e decisiva etapa de uma das m ais prestigiadas provas do calendário nacional de Juniores. Aquela que é considerada a etapa rainha tem uma extensão de 89,2 quilómetros e conta com duas metas volantes (Barroselas e Santa Marta de Portuzelo) e dois prémios de montanha (Montaria e Outeiro).

Na cerimónia de apresentação do GP Minho, realizada esta sexta-feira no salão nobre da Câmara Municipal de Viana do Castelo, todos foram unânimes na importância da prova como promoção do desporto e na divulgação da região do Minho.

Ricardo Rego, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Viana do Castelo, considerou que “esta é uma prova relevante, até porque queremos reforçar a modalidade e cimentá-la em Viana do Castelo”.

De resto “este é foi um desafio que aceitamos de imediato” porque “Viana do Castelo é uma terra de ciclismo e de grandes ciclistas. Acreditamos que podemos contribuir para uma edição do GPM de excelência”.

Joaquim Mendes, presidente da Associação de Ciclismo salientou que “desde a primeira abordagem o Município de Viana do Castelo mostrou total abertura para ser parceira e acolher a etapa final do GPM, patrocinando ainda a camisola amarela que vai premiar o grande vencedor desta edição”. De retso: “já está garantida para 2024 uma nova etapa em Viana do Castelo deste Grande Prémio do Minho, prova de referência do calendário nacional para o escalão de juniores”.

José Luís Ribeiro, Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, começou por agradecer à autarquia de Viana do Castelo e às Juntas de Freguesia de Azurém e Oliveira Santa Maria, e a todas as que se associaram, aos patrocinadores e parceiros e à ACM “por terem conseguido congregar vontades para que o 33.º Grande Prémio do Minho seja uma realidade”.

“O Grande Prémio do Minho é um importante património da região minhota que, entre outros fatores, traduz um notável meio de promoção do desporto e de divulgação da região do Minho, das suas localidades, marcas, produtos e serviços”, referiu o Vice-Presidente da FPC, que adiantou que “a competição traduz um estímulo ao aumento da prática desportiva e uma oportunidade para os jovens ciclistas, formados no âmbito do ciclismo regional, poderem participar num evento desportivo de prestígio e trilhar o caminho do seu futuro desportivo”.

José Luís Ribeiro destacou ainda que o “Grupo Desportivo do Centro Paroquial de Santa Marta de Portuzêlo é um exemplo do bom, duradouro e profícuo trabalho no ciclismo de formação”.

José Antunes, presidente da Junta de Freguesia de Azurém, mostrou a satisfação por voltar a receber uma etapa do GPM “uma das mais prestigiadas provas do programa velocipédico nacional, que promove o território, a economia local e valorizando o desporto”.

“Guimarães é uma cidade com história, com uma grande ligação ao ciclismo e Azurém quer ser a capital do ciclismo em Guimarães”, disse José Antunes, que salientou que “Azurém é uma anfitriã, gosta de receber e recebe bem todos quantos nos visitam. Acreditamos que vamos ter uma grande etapa e que este GPM vai ser uma grande edição”.

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS

Quer promover o seu evento?
Contacte-nos...