“Saio satisfeito pelo que se passou na corrida, mas ao mesmo tempo soube-me a pouco”, foi assim que Daniel Moreira, da Tensai/Sambiental/Santa Marta, comentou o segundo lugar obtido no Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe, prova pontuável para o Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada – Arrecadações da Quintã.
Daniel Moreira chegou à meta a par de Pedro Cunha, da ABTF Betão/Bairrada, que no sprint final foi mais forte e garantiu a vitória.
O ciclista de Viana do Castelo, que até meio da corrida andou integrado no grupo perseguidor dos fugitivos, referiu que “fizemos um grande trabalho de equipa. Eu e José saímos, mais ou menos, a meio da corrida, chegamos à frente da corrida e a partir dai foi sempre a sair à vez. Resguardamo-nos para o fim, infelizmente o Durães e o José tiveram problemas mecânicos. Eu consegui-me defender bem e segurei o segundo lugar”.
Daniel Moreira chegou a Fafe ainda a recuperar de uma queda sofrida antes dos Campeonatos Nacionais… mas nem isso o impediu de lutar pela vitória: “queria muito vencer e se é bom ficar em segundo, dadas todas as circunstâncias, a verdade é vencer é sempre outra coisa”.
Seja como for “saio satisfeito com o pódio, até porque a prova foi dura desde o princípio”.
Segue-se outro grande momento da época, o Grande Prémio do Minho e Daniel Moreira mostra-se muito confiante: “espero estar num dos picos de forma da época. Vamos fazer equipa com a Silva&Vinha/ADRAP, vai ser uma grande equipa”.
Pode dizer-se que é uma equipa candidata à vitória? “Espero que sim, vamos trabalhar para isso”.
PEDRO CUNHA VENCE EM FAFE
Pedro Cunha, da ABTF Betão/Bairrada, foi o vencedor do Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe, prova que contou com meia centena de atletas e muito público que fez questão de aplaudir os jovens ciclistas durante todo o percurso de 85,2 quilómetros.
A corrida começou animada e foram várias as tentativas de fuga. Na primeira das quatro voltas ao circuito seguia já um grupo de fugitivos, liderado então por Diogo Sousa. Mais atrás seguia um outro pequeno grupo, que acabou por se colar aos fugitivos antes da entrada para a última volta.
Na última subida para a meta seguia um grupo de 10 elementos. O penafidelense Pedro Cunha e o vianense Daniel Moreira atacaram ainda antes da reta final e seguiram juntos até à meta, com o atleta do Bairrada a fazer primeiro lugar.
Daniel Moreira foi segundo, com o mesmo tempo do vencedor, enquanto o famalicense João Machado (UC Trofa) foi sétimo. No top20 ficaram ainda Gonçalo Amaral (Bairrada), Luís Moreira (CC Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor/Segmento D’Época). Afonso Coelho (Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact) foi 29.º.
Por equipas venceu o Bairrada, enquanto o UC Trofa foi segundo e ADARP terceiro.
PEDRO CUNHA CONQUISTA PRIMEIRA VITÓRIA
“Correr em Fafe é sempre complicado, tem sempre subidas um pouco duras e percursos ‘rompe-pernas’, tanto estamos a subir, como estamos a descer. a nossa equipa esteve muito bem, estávamos apenas três e pensei que seria muito complicado, mas trabalhamos muito bem e conseguimos ganhar individual e coletivamente. Fazer melhor era impossível”, disse Pedro Cunha no final da corrida.
Quando percebeste que podias vencer? “Só quando terminei a subida é que vi que tinha possibilidades. Olhei para trás e vi que havia um espaço e comecei a acreditar e só levantei a cabeça quando passei a linha da meta. Uma vitória é sempre uma grande alegria, ainda mais porque é a minha primeira vitória. Só tenho a agradecer á equipa do Bairrada, a todos os patrocinadores e aos meus colegas”.