CICLISMO

Daniel Moreira (Tensai) domina Circuito de Santo António

Daniel Moreira, da Tensai/Sambiental/Santa Marta, dominou o 65.º Circuito de Santo António de Amares, prova do Campeonato do Minho de Estrada e inserida no programa das Festas d´Amares – Santo António 2023.

Com um percurso renovado, que passou por quase todas as freguesias do concelho, o Circuito de Santo António de Amares, um dos mais antigos do país, ficou marcado não só pelas lutas entre os ciclistas, na procura das melhores posições, mas também pela forma entusiasta com que os amarenses apoiaram os ciclistas ao longo de todo o percurso.

Daniel Moreira, júnior de primeiro ano da Tensai/Sambiental/Santa Marta, foi o grande vencedor do Circuito de Santo António, vencendo tudo o que havia para ganhar.

O ciclista de Viana do Castelo integrou desde o início as várias tentativas de fuga. Venceu o Prémio de Montanha situado no Santuário da Abadia, impondo-se a Leonardo Neves (CC Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor/Segmento D’Época/Reol) e a Andrey André (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact).

Já na descida para Bouro um quarteto, composto por Daniel Moreira (Tensai), Leonardo Neves (CC Barcelos), Bruno Lopes e Andrey André (Landeiro), conseguiu escapar e foi aumentando a vantagem aos poucos, chegando a ter mais de um minuto.

Na primeira passagem pela meta, onde estava situada a Meta Volante, Daniel Moreira surpreendeu os colegas da fuga e venceu, seguido de Leonardo Neves.

Seguiu-se a subida a Seramil, onde estava situado o segundo Prémio de Montanha, e, mais uma vez, Daniel Moreira foi o mais forte, arrecadando assim todos os prémios secundários da prova.

O quarteto da frente foi mantendo a vantagem, mas acusou o cansaço após a dura subida a Seramil. Um segundo grupo, onde estavam Diogo Pinto (Academia EFAPEL de Ciclismo) e José Moreira e Rafael Durães (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) e Vítor Tofaninin (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact), aproveitou para se aproximar e juntou-se ao grupo da frente antes do km70.

O momento foi aproveitado também por Rodrigo Neves (CC Barcelos) e Pedro Cunha (ABTF Betão/Bairrada), que se juntou ao grupo da frente, que agora era composto por 10 elementos.

No entanto, Leonardo Neves decide atacar e é acompanhado, inicialmente, por Vítor Tofanini. Mais à frente junta-se o jovem de Viana do Castelo, que estava decidido a conquistar o quarto e mais importante prémio do Circuito…

Na reta da meta entraram, lado a lado, Daniel Moreira e Leonardo Neves… o vianense foi mais forte no sprint, com Leonardo Neves a fazer segundo lugar com o mesmo tempo do vencedor, enquanto o Campeão brasileiro da Landeiro, Vítor Tofanini foi terceiro a quatro segundos.

Bruno Lopes, que fez parte da fuga do dia, terminou na quarta posição. No top10 ficaram ainda Andrey André (ACR Roriz), Rodrigo Neves (CC Barcelos),

Gabriel Baptista (ACR Roriz), que se debateu com vários problemas na bicicleta ao longo da prova, foi 11.º, João Machado, famalicense da UC Trofa, fez 17.º lugar, Lino Guilherme (ACR Roriz) foi 22.º, Rúben Benedito (Tensai) terminou no 23.º lugar e Sérgio Silva (CC Barcelos) em 27.º.

Por equipas vence a Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact), o Santa Maria da Feira/Segmento D’Época/Reol é segundo e o CC Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor/Segmento D’Época/Reol sobe ao terceiro lugar do pódio.

DANIEL MOREIRA: “SAIO DAQUI SATISFEITO”

“Foi uma prova muito exigente” foi assim que Daniel Moreira classificou o Circuito de Santo António de Amares, mas salientou que “foi um percurso que se adequa a mim, pois é um ‘rompe-pernas’ muito bom e saio daqui satisfeito”.

Sobre a prova referiu que “comecei desde o início da corrida a atacar. Na subida da Abadia consegui-me distanciar com um atleta da Landeiro. Fomos sempre a gerir. Entretanto, chegaram mais atletas e fomos aumentando a vantagem para o pelotão e ao mesmo tempo a gerir, Já numa fase adiantada da corrida fomos alcançados por um grupo de atletas. Deixei-me ir na roda, recuperei energias e depois aqui na meta foi sprintar para a vitória”.

Como foi ganhar energias para sprintar ao fim de 79 quilómetros, com dois Prémios de Montanha? “Foi um misto de emoções…Foi todo um trabalho em equipa por parte de mim e da ADRAP. Estamos aqui como uma equipa e esta vitória é por todos nós”.

Vencer em Amares era o grande objetivo? “No princípio não era bem o objetivo, mas as outras equipas não queriam colaborar. Então tive de me fazer a tudo”, disse Daniel Moreira.

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS

Quer promover o seu evento?
Contacte-nos...