David Vaz parte hoje rumo a Laissac, Aveyron, em França, para participar no fim de semana no Campeonato da Europa de Maratona BTT (XCM).
Depois de conquistar, o ano passado, a Camisola de Campeão do Mundo de Master 40, o ciclista de Viana do Castelo aponta agora ao Campeonato da Europa, onde vai encontrar um percurso de 95 quilómetros e cerca de 3000m de acumulado.
David Vaz, que segue viagem hoje para França, garante que está a encarar o Europeu “com tranquilidade e da mesma forma que encarei no ano passado o Campeonato do Mundo…” e refere que “sei que se estiver um bom dia posso estar na discussão das medalhas. O facto de ser Campeão do Mundo dá-me a oportunidade de ter essa ambição, mas sei que os adversários serão muitos… veremos como estarei no dia”.
David Vaz mostra-se consciente que o título conquistado em Itália abriu algumas portas a outros ciclistas nacionais… “Sei que o que consegui o ano passado, foi uma grande porta de abertura e a prova disso é que estarão muitos portugueses presentes neste Campeonato da Europa em França”.
Como te sentes para este Europeu? “Acho que estou num bom momento de forma, mas também sei que isso não basta… acredito que a inteligência e a leitura de prova vão ser muito importantes”, disse David Vaz, que apenas esta quinta-feira vai reconhecer o percurso… “É a primeira vez que estarei naquele local. Quinta-feira já farei o reconhecimento. Mas sei de antemão que vai ser uma prova dura”.