A Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact venceu, no sábado, o 24.º Prémio Viana do Castelo Fica no Coração, prova inserido no Encontro Inter-Regional de Escolas de Ciclismo – Zona A e pontuável para o Campeonato do Minho de Estrada – Arrecadações da Quintã.
A equipa de Roriz, Barcelos, totalizou 12 pontos, conquistando uma vitória, na categoria de Pupilos/Benjamins, e um segundo lugar, em Juvenis e impôs à Escola Cantanhede Cycling e Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel, equipas que preencheram os restantes lugares do pódio.
O CC Barcelos/AFF/Flynx/H.M. Motor/Segmento D´Época foi quinto classificado, com 18 pontos, mas tendo participado em apenas três das quatro categorias.
A Tensai/Sambiental/Santa Marta, a competir praticamente em casa, alcançou o sétimo lugar com oito pontos, tendo participado em duas categorias e vencido em Juvenis.
O Rendufe FC participou nas categorias de Juvenis e Infantis e obteve a 10.ª posição, enquanto a UCM Ponte da Barca alinhou com uma atleta em Juvenis e foi 14.º classificado por equipas.
RODRIGO AFONSO (TENSAI) VENCE EM JUVENIS
Rodrigo Afonso (Tensai/Sambiental/Santa Marta) foi o grande vencedor na categoria de Juvenis. O ciclista de Viana do Castelo foi o mais rápido no cômputo das duas provas. Rodrigo Afonso fez o sexto tempo no Contrarrelógio e esteve na luta da prova em linha, cortando a meta na segunda posição com o mesmo tempo de Gonçalo Correia (ACR Roriz).
O ciclista de Barcelos terminou a prova na segunda posição, a milésimos de segundo do vencedor.
Afonso Silva (ACR Roriz), Simão Pedrosa (Tensai), Francisco Cardoso e Hugo Santos (CC Bacelos) e José Gomes (ACR Roriz) terminaram no top10.
Rodrigo Quinta, Ricardo Costa, Dinis Carreiras e Guilherme Cardoso (ACR Roriz) fizeram top20.
Em femininos Marta Esteves (Tensai/Sambiental/Santa Marta) foi quarta classificada e Adelaide Palmeira, barcelense da UC Trofa, foi quinta e a estreante Mariana Pereira (UCMPB) sétima.
DUARTE MARQUES (CCB) TERCEIRO
Em Infantis, Duarte Marques (CC Barcelos) alcançou a terceira posição, com o tempo de 19:10.810, sendo batido por Duarte Ribeiro e Rodrigo Brandão (Paredes/Fortunna).
Samuel Gomes (ACR Roriz) terminou na quarta posição e Rodrigo Lopes (CC Barcelos) foi quinto.
Em femininos Matilde Fernandes (ACR Roriz) foi segunda, enquanto as duas colegas de equipa Matilde Vale e Daniela Fernandes terminaram no top5.
GABRIEL CARDOSO (ACR RORIZ) QUINTO EM INICIADOS
Gabriel Cardoso (ACR Roriz) foi o melhor minhoto na prova de Iniciados ao alcançar a quinta posição. Duarte Pedrosa e Afonso Moreira (Tensai) e Miguel Martins (CAR Roriz) terminaram no top10.
Maria Lisboa (ACR Roriz) venceu em femininos.
Em Pupilos/Benjamins o destaque vai para Afonso Correia (ACR Roriz) que fez segundo lugar. Os seus colegas de equipa Rodrigo Macedo, Martim Peixoto e Francisco Saleiro terminaram no top5.
Afonso Figueiredo (CC Barcelos) e Mateus Peixoto e Manuel Costa (ACR Roriz) ficaram no top10 e Duarte Santos (CC Barcelos) foi 11.º.
ANTÓNIO ANTUNES: “O OBJETIVO É MOSTRAR A NOSSA ESCOLA DE CICLISMO”
António Antunes, responsável da Escola de Ciclismo de Santa Marta, mostrou-se muito satisfeito com a forma como decorreu a 24.º edição deste Prémio Viana do Castelo Fica no Coração,
“Tentamos fazer o nosso melhor e penso que correu muito bem”, começou por afirmar Antõnio Antunes, que referiu que “gostávamos de ter tido mais jovens em competição, mas esta é a realidade que temos hoje em dia”.
Quanto aos objetivos… “o objetivo deste Encontro Inter-regional é passarmos uma imagem para a população do que é o ciclismo de Formação e, ao mesmo tempo, conseguir atrair mais jovens para a prática da modalidade. Enfim mostrar a nossa Escola de Ciclismo, porque somos a única escola de ciclismo de formação do concelho de Viana do Castelo, o que estamos a fazer e o que podemos fazer pelos jovens numa modalidade que é bem diferente de todas as outras”.
Este ano o 24.º Prémio Viana do Castelo Fica do Coração realizou-se no mesmo dia em que Iúri Leitão – atleta de Viana do Castelo que fez a sua formação no Santa Marta, venceu a terceira etapa do Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela…
“O Iúri Leitão passou por este Prémio Viana do Castelo Fica no Coração nas primeiras edições e representou a Escola de Ciclismo de Santa Marta. E isso enche-nos o ego porque vemos que contribuímos para o futuro dele. Claro que sabemos nem todos chegam lá, uns ficam pelo caminho, outros conseguem chegar a profissionais, mas o que é importante é que nós estamos aqui, que existimos para formar atletas e para os ajudar”.