“Estamos a encarar este jogo e esta fase com a máxima seriedade. É o culminar de uma época desportiva, em que fomos trabalhando e dando o melhor de nós para levar o SC Braga a atingir os seus objetivos”, foi assim que André Ribeiro, jogador do SC Braga, começou por abordar a presença do SC Braga na Final Norte do Campeonato Nacional da I Divisão masculina de Basquetebol.
O SC Braga recebe sábado, pelos 18 horas, o Olivais, no primeiro jogo da Final Norte do Campeonato Nacional da I Divisão masculina de Basquetebol. O segundo jogo está marcado para Coimbra, dia 27. Se houver necessidade, o terceiro jogo realiza-se em Braga, dia 28, pelas 18 horas.
Para André Ribeiro, atleta que ingressou este ano no clube, depois de ter feito a sua Formação no SC Braga, “estamos na fase em que queríamos, onde podemos discutir a subida de divisão. Agora é o tudo ou nada e estamos preparados para o desafio”.
É fundamental começar com uma vitória, até porque o jogo é em casa? “Nós entramos em cada jogo com o objetivo de ganhar. O próximo jogo é em casa, é o mais importante, e queremos ganhar. Vamos contar com o apoio dos nossos adeptos, o que nos dá logo outra dinâmica e motivação”.
O Olivais já é uma equipa conhecida. Vocês venceram um jogo, em casa, curiosamente, e venceram em Coimbra. O que pode o SC Braga fazer de diferente neste encontro para somar a sua primeira vitória nesta fase final? “Nós tivemos dois jogos muito intensos com o Olivais. No primeiro jogo entramos bem, estivemos bem na defesa e na ofensiva, o que nos permitiu ganhar. No segundo jogo entramos desfalcados, tivemos dois jogadores e o próprio treinador ausentes, e o Olivais apresentou-se em Braga num nível elevado. Para este jogo sabemos o que temos de fazer e conhecemos profundamente o adversário. Vamos tentar ser fiéis ao nosso plano para ganhar”.
André Ribeiro considera que “temos uma dinâmica ofensiva muito boa, esperamos ser competentes quer a nível ofensivo, como defensivo para poder somar a primeira vitória nesta fase”.
Este é o terceiro consecutivo em que o SC Braga está na fase das decisões… Nos dois anos anteriores falhou a subida por muito pouco. Sente-se isso no grupo? “Nós estamos muito focados no jogo com o Olivais, no fazer história para o SC Braga e tentamos que o que passou nos anos anteriores não afete a equipa. Obviamente que sento o terceiro ano, vamos tendo alguns comentários, mas sempre de motivação, como ‘este ano é que vai ser’, ‘é este ano’…”, disse André Ribeiro, que salienta que “eu não fiz parte do grupo nos anos anteriores, mas o que tenho ouvido é que este ano há uma mística diferente no grupo, algo que faltava nos outros”.
“A equipa está muito confiante e motivada para assegurar a vitória nesta fase e consequente subida de divisão. Acreditamos que será este ano que vamos conseguir subir… mas claro que para conseguir isso temos de ser superiores em campo. Nós estamos muito motivados e sentimo-nos preparados para este desafio”.