O SC Braga inicia esta noite, pelas 21 horas, a sua caminhada na Fase Final do Campeonato Nacional de Juniores A femininos de Voleibol. Pela frente a equipa de José Bastos – que vai para a sua terceira Fase Final consecutiva – tem o Porto Vólei, formação que defrontou na Fase Regular.
A tarefa não se apresenta fácil, mas em Braga o pensamento é um: “todos queremos muito ser Campeões Nacionais”, como referiu o treinador José Bastos.
Para o treinador do SC Braga “esta vai ser uma Fase Final muito difícil. Todas as equipas são muito fortes e num dia bom qualquer uma pode sagrar-se Campeã Nacional. Há três ou quatro equipas com mais argumentos, mas não tão diferenciadores como noutros anos e a verdade é que todas as equipas são muito difíceis e com armas poderosas que podem desequilibrar qualquer jogo”.
Afirmando que “as Fases Finais são sempre especiais”, José Bastos referiu que “a equipa está preparada para o que vai encontrar. Sabe que tem de jogar concentrada e dar o seu melhor para poder discutir o título Nacional”.
Como sentiu a equipa esta semana? “Bem. Foi uma semana de trabalho tranquila. Elas não estão nervosas por estar na Fase Final. É já a terceira participação numa fase destas e, portanto, já sabem lidar com o stress”, disse José Bastos, que considera que a derrota na final do ano passado “já está ultrapassada. De resto, o resultado do ano passado foi especial. Chegamos à final, perdemos por 3-2, como podíamos ter vencido. Fomos a melhor equipa em campo. Por isso, esse resultado não vai afetar a nossa prestação nesta Fase Final”.
José Bastos referiu que “o facto de estarmos pelo terceiro ano consecutivo na fase das decisões levam-nos a conhecer alguns dos adversários. Só não conhecemos o Sporting”. Portanto “em termos de atletas não nos vão surpreender, mas, claro, que são boas equipas e temos de estar preparados para jogar sempre no limite”.
O SC Braga arranca esta Fase Final com uma equipa que conhece bem: “calhou-nos uma das mais fortes equipas desta fase… e segundo o alinhamento podemos defrontar depois o Benfica…Vai ser uma fase muito difícil, mas vai sê-lo para todas as equipas”.
Quanto ao primeiro jogo: “é fundamental vencer porque define quem são os primeiros quatros clubes da Fase Final. Quem não ganhar fica sem hipóteses de lutar pelo título” e adiantou que “o Porto Vólei é um adversário de respeito, mas tenho a certeza de que eles pensam o mesmo do SC Braga. São duas equipas fortes, que se conhecem bem e cada uma venceu o jogo na sua casa na Fase Regular”.
Qual será o ponto forte do SC Braga para vencer o jogo? “Uma das grandes forças desta equipa é o trabalho de grupo. Estas miúdas conhecem-se há muito tempo, jogam juntas há muitos anos e isso torna-as mais fortes. Provavelmente isso não acontece no outro lado. O Porto Vólei é formado por várias atletas que vão ao contexto da Seleção e não treinam todas juntas na equipa. Isso pode jogar a nosso favor”.