
“As miúdas estão motivadas e entusiasmadas com esta oportunidade. Vai ser mais um torneio de aprendizagem, vamos defrontar Seleções já com outras rotinas e compostas por atletas mais velhas. Mas vamos com muita confiança em dar o nosso melhor” foi assim que José Carlos Cruz, selecionador regional feminino da Associação de Patinagem do Minho, abordou a participação da Seleção Regional Feminina no ‘XXI Torneio Luso Galaico – José Manuel Coutinho Cunha’ (Torneio de Natal), que se realiza no fim de semana no Pavilhão do CENAP em Aveiro.
A Seleção da AP Minho, que conta com uma equipas bastante jovem – algumas das meninas têm menos de 13 anos -, vai defrontar as Seleções da AP Aveiro, AP Porto e Federación Galega de Patinaxe.
A equipa minhota realizou quarta-feira o seu último treino de preparação, um jogo de treino com a equipa de Sub-13 da ED Viana. José Carlos Cruz considera que “o jogo e a preparação correram bem. Elas estão a evoluir progressivamente. É de louvar a disponibilidade e interesse deles em querer aprender e melhorar e isso tem sido conseguido”.
Com algumas sessões de treino e jogos treino… “constato que estão melhores à medida que vamos trabalhando. Claro que necessitam de muito mais trabalho, mas, apesar de levarmos este projeto a sério desde a primeira hora, este é o primeiro ano em que temos treinado com mais frequência, tivemos mais encontros e uma maior oportunidade de trabalhar em conjunto”.
Para este primeiro torneio, José Carlos Cruz não pode contar com a guarda-redes Inês Martins, da ED Viana, e com a jogadora de campo Matilde Matos a recuperar de uma lesão. “Eu estou satisfeito com a forma como todas têm trabalhado e como tem corrido a preparação. O entusiasmo delas e a alegria por terem estas oportunidade e poderem aprender mais é notória”.
” TORNEIO DE NATAL É MAIS UM TORNEIO DE APRENDIZAGEM”
Esta é a primeira vez que a Seleção da AP Minho participa neste torneio, algum objetivo? “É a nossa estreia, temos uma equipa muito novinha, três ou quatro atletas ainda são Sub-13, estão numa fase muito inicial do Hóquei em Patins. Estamos numa fase de aprendizagem e com o objetivo e esperanças no futuro. Queremos que o Hóquei em Patins feminino continue a cresce no Minho… isso é um bom sinal e deixa-nos satisfeitos, à AP Minho e a mim como selecionador. Estou grato e feliz por ver novos valores a surgir”.
Por isso “este Torneio do Natal é mais um torneio de aprendizagem, um torneio em que vamos defrontar seleções com outras rotinas e experiências. Vai ser bom para nós crescermos” disse José Carlos Cruz, que adiantou que “estamos gratos por termos estas oportunidades”.
CONVOCADAS
Guarda-redes
Gabriela Carvalho (Óquei Barcelos)
Giovana Belote (Cervães)
Jogadoras de Campo
Rita Monteiro (Óquei Barcelos)
Maria Silva (Valença HC)
Beatriz Guia, Francisca Lopes, Ana Amorim e Isabel Peixoto (ED Viana)
Rita Gomes (Cervães Activo)
Luísa Afonso(Famalicense)
PROGRAMA DE JOGOS
Sábado
10.15h: AP Aveiro – AP Porto
12.45h: AP Minho – F Galega P
18.45h; F. Galega P – AP Porto
21.15h: AP Minho – AP Aveiro
Domingo
9h: AP Porto – AP Minho
11.30h: AP Aveiro – F. Galega P
