Vítor Soto Maior, da Bike House DH Team/Guimarães, saiu vitorioso na categoria de Master 30 no I BTT DHI de Insalde, que se realizou domingo, e conquistou a Camisola de Campeão do Minho de Downhill.
O ciclista de Barcelos fez uma descida final irrepreensível, retirando mais de dois segundos ao tempo realizado na manga de qualificação e garantiu a vitória de Master 30.
Com a vitória na pista de Insalde, Vítor Soto Maior sagrou-se Campeão do Minho da categoria, superiorizando-se a Tiago Mendes (Grupo Nun’Álvares Cartoon DH Team), ciclista que sofreu uma queda na primeira manga e já não pode discutir a vitória na prova e no campeonato.
Joel Pinto alcançou o segundo lugar e Pedro Pinto foi terceiro. António Carneiro e Manuel Bessa, ambos do BTT Pandilhas a Monte, fecharam o top5.
VÍTOR SOTO MAIOR: “MUITO CONTENTE COM A CONQUISTA DA CAMISOLA”
Vítor Soto Maior sai de Insalde “muito contente”, até porque com a vitória na prova “conquistei a minha primeira camisola de Campeão depois de todos estes anos de competição”.
Sobre o BTT DHI de Insalde referiu que “o balanço é muito positivo”, mas salienta que “não foi uma prova propriamente fácil. Na minha categoria há bons pilotos e estamos lá todos a dar o nosso melhor”.
Quando percebeu que podia ganhar? “Depois de fazer o reconhecimento da pista a pé fiquei confiante, pois é o tipo de pista que eu gosto, muita pedra, zonas técnicas, saltos e zonas rápidas. A cada descida a pista ficava mais escorregadia e fácil de cometer erros, principalmente, nas mangas finais em que o nível de stress é maior”.
“PISTA SUPEROU AS MINHAS EXPETATIVAS”
“Desde já agradeço aos construtores/organizadores pelo bom trabalho que fizeram no fim de semana. Esta é uma pista nova no ‘Regional’ e superou as minhas expectativas. Para mim é a melhor pista deste ano no Campeonato Minho e tem mesmo potencial para acolher uma prova a nível nacional”, referiu o ciclista de Barcelos.
A vitória no Campeonato do Minho era o objetivo da época? “Sinceramente, o meu objetivo foi dar sempre o meu melhor. A uma certa altura não pensei na camisola, pois as duas primeiras provas do ‘Regional’ não correrem bem, mas a vitória na prova dos Arcos de Valdevez foi muito importante e foi um grande impulso para lutar pelo primeiro lugar”.
Com o Campeonato do Minho terminado, Vítor Soto Maior vai continuar a treinar, até porque “quero dar o meu melhor no Campeonato Nacional”, que se realiza em novembro.