Daniel Moreira, da Tensai/Sambiental/Santa Marta/Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel, foi coroado em Viana do Castelo como o grande vencedor do 33.º Grande Prémio do Minho – Viana do Castelo Cidade Europeia do Desporto 2023.
O ciclista vianense com um sprint fortíssimo garantiu a vitória na terceira e decisiva etapa de uma das provas mais emblemática e importantes do calendário nacional para a categoria de Juniores, segurando assim a Camisola Amarela.
Daniel Moreira bateu nos metros finais Tiago Santos (Alcobaça CC/Crédito Agrícola), Fabricio Crozzolo (Volvo Arregui/Cya/Hegotarrak) e Juan Hermosa (Recambios Callejo), ciclistas que também estavam na luta pela vitória no GP Minho.
“AINDA NÃO ME SINTO EM MIM”
No final da corrida, Daniel Moreira, que foi aplaudido e ovacionado por todos quantos estavam na zona da meta, afirmou que “ainda não me sinto em mim”, mas garantiu que “é um sentimento fantástico”.
“Depois desta etapa não sei como vou dormir, nem sei se vou dormir hoje, mas vou chegar a casa e vou dar um abraço aos meus avós e festejar com eles”.
Afirmando que “foi uma etapa muito dura”, Daniel Moreira referiu que a equipa acreditou sempre em mim e eu nem sempre acreditei. Cheguei a esta etapa e já estava contente com o tinha feito. Não acreditei que ia vencer aqui, mas nos últimos quilómetros veio-me um poder às pernas e sprintei como nunca o tinha feito e conseguir ganhar”.
O jovem ciclista de Viana do Castelo sai deste GP Minho ainda com mais duas Camisolas: a Laranja, de líder da Juventude, e a Branca, de melhor ciclista da ACM.
Visivelmente feliz, Daniel Moreira garante que “vou guardar esta Camisola e este GP Minho no meu coração para sempre”.
Quanto ao futuro, o Júnior de primeiro ano da Tensai garante que “agora o foco é na Volta a Portugal e vamos ver como corre”.
BRUNO BRITO: “É UMA SENSAÇÃO INCRÍVEL”
“É uma sensação incrível, tudo parece um sonho, parece que ainda não é uma realidade o que estamos a viver no momento”, disse Bruno Brito, diretor desportivo da Tensai/Sambiental/Santa Marta.
Para aquele responsável “este ano o GP Minho teve um sabor muito especial ao terminar em Viana do Castelo, perante todos estes vianenses” e referiu que “nós vivemos é isto, é dar o nosso melhor e conseguir os melhores resultados para dar a estas pessoas”
Bruno Brito salientou o grande apoio que a equipa teve durante todo o percurso: “agradecemos a presença de todos os vianenses, que estavam na rua e forma muitas. Elas foram o apoio extra e nós respondemos com esta vitória”.
É uma vitória importante para a Tensai? “Sem dúvida. Ainda hoje tínhamos falado que já não nos lembrávamos de um Camisola Amarela na equipa… e acabar o GPM com a ‘Amarela’ sem dúvida que foi o melhor resultado possível, a cereja no topo do bolo e que trará, com certeza, frutos para equipa”.
ALBINO ANTUNES: “UMA VITÓRIA MUITO IMPORTANTE”
Albino Antunes, um dos grandes nomes e responsável da Tensai/Sambiental/Santa Marta, era um homem muito feliz no final da etapa…
“Esta é uma vitória e um final de corrida bastante emocionante… mas nós já merecíamos uma vitória há muito tempo”.
Afirmando que “há duas coisas que eu prezo no ciclismo, é saber perder… mas querer ganhar e eu gosto de ganhar. Já passei épocas em que ganhei, mas sentia falta destas vitórias, estávamos há muito tempo sem ganhar”.
“Estou muito satisfeito. Foi uma boa vitória”, disse Albino Antunes, que referiu que “está é uma vitória muito importante, para a equipa, para Viana do Castelo e para a Câmara Municipal que é um patrocinador deste Grande Prémio. Espero que continuem a apostar porque o Ciclismo precisa de apoios”.