
Roberto Ferreira, do Guilhabreu MTB Team, e o vianense João Cruz, que corre como Individual, alcançaram o top5 no 11.º BTT XCO de Melgaço, prova Internacional C1, pontuável para a Taça de Portugal e Campeonato do Minho BTT XCO.
Naquela que foi a prova teste para o Campeonato da Europa de BTT XCO que se realiza em julho, Roberto Ferreira e João Cruz foram os melhores ciclistas nacionais. Roberto Ferreira, que nunca venceu em Melgaço, conquistou o terceiro lugar, ficando a 1.24m do vencedor o francês Alix Gallis, da Sunn Factory Racing.
JOÃO CRUZ: “COM O NÍVEL QUE ESTAVA CÁ ESTOU BASTANTE CONTENTE”
João Cruz, que este ano corre num projeto a solo, ficou na quarta posição.
O ciclista vianense, que na semana passada fez top10 em Sub-23 na Supercup de Banyoles, em Espanha, completou a prova em 1:28:03h, ficando a pouco mais de dois minutos do vencedor. João Cruz foi quarto entre os Elites e segundo nos Sub-23.
No final da corrida João Cruz mostrou-se “bastante contente” com o quarto lugar entre os Elites e referiu que “a corrida não foi totalmente perfeita, fiquei um bocado preso nas primeiras voltas. Fiz uma má partida, paguei a fatura disso mesmo, mas fui recuperando e posso dizer que foi um bom arranque no calendário nacional. Com o nível que estava cá estou bastante contente”.
ROBERTO FERREIRA: “SAIO DAQUI COM UM RESULTADO RAZOAVELMENTE BOM”
Roberto Ferreira também fez um balanço positivo do BTT XCO Melgaço, referindo que “saio daqui com um resultado razoavelmente bom”.
Sobre a prova afirmou que ” foi uma corrida muito dura, sempre com um ritmo muito alto. Fiquei muito tempo sozinho, tentei fechar para o segundo classificado, mas não foi possível”.
Sobre o percurso, Roberto Ferreira afirmou que “gostei do percurso e das alterações. Está um percurso mais rápido, é muito técnico e muito exigente ao mesmo tempo, exige muita concentração. As subidas também são duras e intensas, temos que andar sempre com um nível de potencia alto e é difícil fazer recuperações rápidas. Acho que é um percurso que dá muito bom espetáculo aos espetadores porque está tudo muito concentrado no mesmo sítio”.
RAFAEL SOUSA SEXTO E LUÍS PEREIRA (JOANEBTT) NO TOP15
Rafael Sousa, do Guilhabreu, alcançou o sexto lugar em Elites, sendo quarto entre os Sub-23. O ciclista, que fez parte da sua Formação da ASCR Roriz, completou a prova em 1:29:01h, gastando mais 3.33m que o vencedor.
Luís Pereira, do JoaneBTT/TrilhosBike/Vaporjane, terminou em 13.º lugar, enquanto Rui Ferreira (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), Campeão do Minho de BTT XCO, alcançou o 16.º lugar.
