A AD ‘Os Limianos’ recebeu e bateu, no fim de semana, o HC Penafiel, por 5-2, naquele que era o jogo grande da 18.ª jornada da Zona Norte A do Campeonato Nacional da III Divisão de Hóquei em Patins e mantém-se assim na luta pela subida de divisão,
O jogo apresentava um grau de dificuldade elevado, pois frente a frente estavam duas equipas do top5, embora distanciadas pontualmente, e a equipa de João Pedro vinha de dois jogos menos conseguidos.
O HC Penafiel, aproveitando algum nervosismo da equipa da casa, até entrou melhor no jogo e esteve a ganhar por 0-2.
O Limianos não se atemorizou, continuou a lutar e antes do intervalo Miguel Fernandes materializou em golo todo o esforço e luta dos limianos.
O tento, apontado a escassos segundos do intervalo, galvanizou a equipa de João Pedro, que entrou mais motivada e confiante no segundo tempo, dando a volta completa ao resultado.
José Carvalho, Miguel Vieira e Lucaz Vasquez (2) foram os marcadores dos golos do Limianos, que assim se mantém na segunda posição da Zona Norte A e na luta pela subida de divisão.
MIGUEL FERNANDES: “PREPARAMOS MUITO BEM O JOGO PARA VOLTAR RAPIDAMENTE ÀS VITÓRIAS”
Miguel Fernandes, marcador do primeiro golo do Limianos frente ao Penafiel, lembra que este era um jogo importante… “A realidade é que vínhamos do nosso pior momento da época. Depois de uma primeira volta incrível, apenas com uma derrota, não começamos a segunda volta da melhor forma e perdemos dois jogos consecutivos”.
“Sabíamos que o jogo com o Penafiel seria extremamente difícil, pois é uma das equipas mais fortes do nosso campeonato, mas preparamos muito bem o jogo para voltar rapidamente às vitórias, que nos iriam trazer novamente total confiança para o resto do campeonato”.
Vocês entraram a perder por 0-2, pairou em algum momento a questão de não conseguirem vencer o jogo? “Nós preparámos muito bem o jogo, sobretudo a nível mental, e sabíamos perfeitamente que para continuarmos a lutar pelo nosso objetivo teríamos de ganhar. Não estávamos mais pressionados, mas sim cientes da importância e responsabilidade do jogo”, disse Miguel Fernandes, que adiantou que “entramos a perder por 2-0 verdade, porque o Penafiel foi super eficaz e fez dois golos nas duas oportunidades que teve, mas nós não estávamos a jogar mal e, por isso, sentimos sempre que poderíamos dar a volta ao jogo”.
“SENTIMOS SEMPRE QUE TÍNHAMOS CAPACIDADE… E QUERÍAMOS MUITO”
Como foi reagir a esse resultado? “Nós sentimos sempre que tínhamos capacidade para poder dar a volta ao resultado e, sobretudo, queríamos muito. Mantivemos o nosso foco, a nossa união e resiliência e conseguimos dar a volta com grande qualidade”.
Marcaste o primeiro golo, que deu início à reviravolta, foi importante marcar naquele momento, mesmo antes do intervalo? “O facto de ter sido eu a marcar o golo foi completamente irrelevante. Fundamental sim foi marcar naquele momento, mesmo antes do intervalo”, afirmou Miguel Fernandes, que lembrou que “antes já tínhamos feito o suficiente para marcar, mas reduzir para 1-2 a menos de um minuto do intervalo deu-nos maior força e motivação para a segunda parte. Sem dúvida que impulsionou a equipa para uma segunda parte incrível, onde mostramos toda a nossa qualidade, entrega, determinação e muito crer”.
A AD ‘Os Limianos’ já regressou aos trabalhos para preparar a receção à ED Viana. Miguel Fernandes refere que “o regresso ao trabalho foi tranquilo. Treinar e trabalhar após as vitórias é sempre mais fácil. Vínhamos de um momento muito complicado, após duas derrotas que não esperávamos e que nos tiraram da liderança. Como disse anteriormente, preparamo-nos muito bem, sobretudo a nível mental para dar a volta à situação. Conseguimos uma grande vitória que, estou convencido, nos levará novamente ao caminho consecutivo de vitórias”.
Lembrando que mesmo nos momentos difíceis “o grupo esteve sempre unido e focado e isso foi fundamental”, Miguel Fernandes garante que “queremos mais, somos muito ambiciosos”.
“QUEREMOS MUITO CHEGAR AO FINAL E SER RECOMPENSADOS”
Quanto ao que falta jogar no campeonato… “penso que este final de campeonato será extremamente competitivo e muito interessante. Para ser sincero nunca esperei que a III Divisão tivesse tanta qualidade. O campeonato é muito equilibrado e não há nenhum jogo fácil. Tem equipas muito fortes e equipas B com muita qualidade. Além disso nota-se que todas as equipas, sem exceção, estão mais fortes nesta segunda volta. Nós por exemplo das três derrotas temos duas com equipas B”.
O que tem sido mais difícil esta época? “As duas derrotas recentes e consecutivas foram o momento mais difícil da época para nós, pois tivemos grande parte do campeonato em primeiro lugar. Agora estamos em segundo, mas o nosso foco e objetivo permanecem intatos. Penso que a subida de divisão será muito disputada até ao final, o Valença parte como principal favorito, sendo que nós e o Marco estaremos na luta até ao final. Todos os jogos serão autênticas finais e com certeza quem for mais competente e constante irá ser compensado por isso! E nós queremos muito chegar ao final e ser recompensados!”.
RESULTADOS
AD ‘Os Limianos’ – HC Penafiel, 5-2
ED Viana – Óquei Barcelos B, 2-11
ADJ Vila Praia – Famalicense B, 4-6
Valença – Fânzeres, 2-0
Lava – HC Maia, 3-3
HC Fão – CARTaipense, 6-4
Riba d’Ave B – HC Marco, dia 16