A Seleção Regional de Sub-16 masculinos da AVB/AVVC – Minho realizou esta tarde o seu primeiro treino de observação, numa sessão que decorreu no Pavilhão da EB 2,3 de Gualtar e contou com a presença de 28 atletas de cinco clubes (Vitória SC, VC Viana, FC “Os Académicos, Amares Volei e AE Amares).
Adriano Paço, selecionador regional, saiu do treino “satisfeito” com o que viu e salientou que “gostei muito do empenho dos atletas, de os sentir motivados e darem o máximo neste treino da Seleção. Foi apenas um treino de observação, mas um treino muito positivo”.
O selecionador do Minho referiu que “saio satisfeito por ver o interesse destes miúdos pelo Voleibol e por poderem participar nestes trabalhos. É sinal de que o Voleibol no Minho não é só feminino e que a região poderá voltar a ser forte no masculino, como já o foi noutros tempos”.
Hoje Adriano Paço trabalho com um grupo alargado de jogadores (28), viu qualidade neste grupo? “Já se vê muita qualidade em alguns atletas. Eles não chegaram aqui às cegas, já têm um bom sentido de jogo, sabiam as posições e como se colocar em campo”, disse o selecionador, que adiantou que “eu hoje fui apenas observar e confesso que gostei muito de alguns jogadores, que já têm um nível médio/alto”.
O primeiro passo para a formação da Seleção Regional de Sub-16 está dado. Agora: “bem o passo seguinte é reduzir o grupo, primeiro para 16/17 jogadores, depois para os 12 com quem iremos trabalhar para ver as lacunas e o nível de jogo. Hoje deu para ver o nível dos jogadores, as suas posições, mas depois teremos de adaptar tudo isso à equipa porque o Voleibol é um jogo coletivo e temos de encontrar as peças que melhor se adaptam às posições para formar um bom conjunto”.
Quanto aos objetivos – para além da participação em abril -, Adriano Paço referiu que “a ambição é cativar mais atletas para o Voleibol masculino. É, através da Seleção, motivar os atletas a jogar Voleibol. Estamos numa região em que o Voleibol feminino predomina, há muitos clubes, muitas atletas. Agora vamos tentar cativar e incentivar os rapazes a jogar Voleibol”.