José Salgueiro, Campeão Nacional de Cadetes pela ACR Roriz, vai integrar o projeto espanhol ‘Cortizo Academy’, que arranca na próxima época totalmente dedicada ao escalão Júnior.
O ciclista de Barcelos, que nos últimos anos alinhou na Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact e, entre outros resultados, venceu a Taça de Portugal e conquistou o título de Campeão Nacional de Fundo em 2023, mostra-se motivado e preparado para o desafio que tem pela frente.
“Estou a tentar fazer com que seja uma mudança o mais normal possível para me adaptar rápido e depois, o objetivo, é chegar à minha melhor forma e fazer o melhor para mim e para a equipa”.
“SUPER SATISFEITO POR SABER QUE O MEU TRABALHO FOI NOTADO”
Como surgiu esta oportunidade e qual foi a tua primeira reação? “Um agente que vai fazer parte da organização da equipa veio falar comigo e apresentou-me a proposta”, lembra José Salgueiro, que adiantou que “fiquei super satisfeito por saber que o meu trabalho foi notado e que tinha a oportunidade de dar um salto na minha carreira”.
José Salgueiro está ciente das mudanças que vai sofrer no seu quotidiano… “Claro que não é fácil conjugar os estudos com o Ciclismo e ainda ter tempo para estar com os amigos e a família e, a partir daqui, será ainda mais difícil. Estou a tentar encarar tudo com a máxima tranquilidade possível, pois com foco e determinação acaba por ser tudo possível… E quando fazemos um esforço em prol de algo que gostamos custa sempre menos um bocadinho”.
“GANHAR EXPERIÊNCIA E EVOLUIR”
A aposta da equipa será o Copa de Espanha, já tens uma ideia do que podes encontrar nas provas? “O calendário ainda não é certo, mas as provas vão ser, principalmente, para Copa de Espanha e as principais voltas do país, além disso há a hipótese de competirmos em Portugal, França, Bélgica e no resto da Europa…Será um ano ganhar experiência e evoluir o máximo possível para ajudar a equipa e depois, no ano seguinte, terá de ser o ano em que dou o salto e me mostro às equipas profissionais”.