“Foi um jogo muito difícil. Estivemos a perder, mas a equipa acreditou e lutou até ao fim e conseguimos sair por cima no jogo e na Final Four”, disse Luís Arantes, treinador do SC Braga, equipa que hoje conquistou o título de Campeão Distrital de Sub-18 masculinos, numa Fase Final que se disputou em Lamaçães.
O SC Braga conquista o título ao bater no jogo decisivo o Grupo Desportivo André Soares, por 54-52, isto depois de ter estado a perder até aos momentos finais.
Num jogo bem disputado pelas duas equipas, que se respeitaram mutuamente, o GDAS entrou melhor, jogou mais equipa e foi mais certeiro na hora de lançar ao cesto. Venceu os primeiros quartos por 15-19 e 6-13, chegando ao intervalo com uma vantagem confortável: 21-32.
No segundo tempo o SC Braga entrou decidido a virar o resultado. Venceu o terceiro quarto (19-15), mas sem conseguir anular a desvantagem. Tudo se alterou no último período. O SC Braga conseguiu um parcial de 14-5 e passou para a frente do marcador.
Para Luís Arantes o trunfo “foi a personalidade da equipa. Eles nunca desistiram, mesmo estando a perder na maior parte do tempo, lutaram sempre” e adiantou: “depois temos soluções e o banco foi fundamental. No SC Braga todos são válidos e conseguimo-nos manter mais intenso durante mais tempo”.
Como foi gerir a equipa quando esteve a perder? “Isso faz parte do jogo. No Basquetebol tão rapidamente perdemos, como ganhamos. Eles foram muito bravos nessa altura”, disse Luís Arantes, que questionado sobre se teve de chamar muitas vezes à atenção aos seus atletas referiu que “também faz parte… e por isso estou quase sem voz, mas a verdade é que eles forma competentes e conseguiram resolver as coisas, anular a desvantagem que tinham ao intervalo e ganhar o jogo”.
O SC Braga jogou em casa, contou com o apoio dos seus adeptos, mas Luís Arantes salientou que “hoje o pavilhão esteve dividido. O GDAS teve tantos adeptos como nós e isso é bom para os miúdos. Os nossos adeptos fizeram-se sentir e estiveram sempre connosco”.
Quando ao futuro, o treinador do SC Braga não tem dúvidas… “vamos pensar jogo a jogo e tentar ganhar todos os jogos. Sabemos que temos uma tarefa árdua pela frente, mas vamos entrar em cada jogo para dar o nosso melhor… queremos estar presentes em todos os jogos com a nossa personalidade ‘Gverreira’”.
PEDRO LOPES MVP DA FINAL FOUR
Pedro Lopes, do SC Braga, foi eleito o MVP da Final Four. O jogador bracarense, que esteve em evidência no jogo decisivo ao apontar 22 pontos, fez ainda parte do Cinco Ideal, em que entrou ainda o seu colega de equipa Manuel Pereira.
O Cinco Ideal é então composto por: Pedro Lopes e Manuel Pereira, do SC Braga. Enzo e José Franco, do GDAS, e Afonso Anjo, do BC Barcelos.
BC BARCELOS TERCEIRO
Na terceira posição da Final Four ficou o BC Barcelos, equipa que hoje bateu o Famalicense, por 31-69.
O BC Barcelos bateu-se bastante nos jogos com o GDAS, em que perdeu por 58-55, e SC Braga (75-64) e conseguiu chegar à vitória no jogo de decidia a atribuição do terceiro e quarto lugar.