Manuel Pereira, Grupo CCR- Ap Motors-Lobos Averomar Cycling, e Cláudio Veloso, da AXPO/FirstBike team/Vila do Conde, subiram ao pódio em Master 40 no 3.º BTT XCO de Esposende, terceira prova do Campeonato do Minho de BTT XCO, que se realizou domingo no Monte Senhora da Guia, em Belinho.
Os dois ciclistas minhotos cedo se destacaram na corrida de Esposende e juntos andaram na frente durante algum tempo. Manuel Pereira, famalicense do Averomar, atacou ainda antes da volta final e passou a liderar isolado a corrida, cortando a meta ao fim de 1:12:40 horas. Cláudio Veloso, que sofreu uma queda, fez segundo lugar, a 1:26m, do primeiro. Juan Chapela (Master Morrazo) foi terceiro.
Em Master 40 de realçar ainda o quinto posto de Esmeraldo Lopes (SAERTEX Portugal/Edaetech), o sétimo posto de Roberto Lopes (AXPO). José Ribeiro (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact) foi oitavo classificado.
CLÁUDIO VELOSO: “BALANÇO POSITIVO”
“O balanço é muito positivo” disse Cláudio Veloso sobre o resultado e o desempenho que teve na terceira prova do Campeonato do Minho de BTT XCO.
O ciclista de Amares explicou que “o segundo lugar foi um bom resultado tendo em conta os atletas que estiveram em prova. Não conhecia o andamento dos atletas espanhóis que estiveram em prova, mas avisaram-me que eram bons. Por isso alterei a minha estratégia para a prova e tentei arrancar bem e ganhar o máximo possível nas primeiras decidas, o que acabou por acontecer” e adiantou que, “porém, o Manuel Pereira, que está em uma forma incrível, acabou por me alcançar e depois de alguns quilómetros juntos acabei por não o conseguir acompanhar”.
Sobre a pista, Cláudio Veloso referiu que “gostei e identifico-me com esta pista, tem alguma técnica e condução, mas, confesso, não concordo com a primeira subida que foi adicionada este ano, que era muito longa e muito inclinada, não era ciclável para a maioria dos atletas”. De resto “é uma pista com boas condições e uma paisagem espetacular”.
Satisfeito com o que tens conseguido este ano? “Sim, muito. Tenho trabalhado para os meus objetivos e para algumas provas planeadas. Considero que estou em boa forma e com alguma margem de progressão. Apontei para o top 15 ‘Nacional’ e estou em oitavo no ranking, estou na liderança do Open de Vila do Conde e segundo no Campeonato do Minho”, afirmou o ciclista de Amares, que referiu que “a sair de uma lesão, que mexe fisicamente e psicologicamente, não posso estar mais contente”.
RESULTADOS
Master 30
1.º Casimiro Oliveira (Individual), 1:30:50h
2.º César Matias (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde)
José Carlos (Grupo CCR- Ap Motors-Lobos Averomar Cycling)
Master 40
1.º Manuel Pereira (Grupo CCR- Ap Motors-Lobos Averomar Cycling)
2.º Cláudio Veloso (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde)
3.º Juan Chapela (Master Morrazo)
Master 50
1.º António Sousa (Individual)
2.º Mário Costa (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde)
3.º Francisco Branco (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde)
Master 60
1.º Domingos Rufo (SAERTEX Portugal/Edaetech)
Equipas
1.º AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde
2.º Grupo CCR- Ap Motors-Lobos Averomar Cycling
3.º Sabor do Norte/BilaBiker´s Racing Team
4.º Domarsa/Santa Cruz/Bicicastro
5.º SAERTEX Portugal/Edaetech
6.º Clube BTT Matosinhos
7.º Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact