A APD Braga bateu esta tarde a APD Lisboa, por 58-46, e conquistou a Taça de Portugal de Basquetebol de Cadeiras de Rodas.
Uma semana depois de ter perdido o Campeonato Nacional, a equipa orientada por Ricardo Vieira reuniu todas as forças, e apesar de algumas baixas por lesão, sagrou-se vencedor da prova rainha do Basquetebol BCR.
Manuel Vieira, presidente do clube bracarense, era um dirigente feliz no final da partida: “esta foi uma época duríssima para nós, em que nos aconteceu de tudo” e adiantou que “conseguimos reunir os últimos esforços, remendar a equipa e terminar da melhor maneira possível com a vitória na Taça de Portugal”.
Sobre o jogo da final, Manuel Vieira começou por “dar os parabéns à organização. Ao Município, ao BC Barcelos e à própria FPB… tenho estado noutras finais e este foi, se não a melhor organização, uma das melhores. Estão de parabéns”.
“Quanto ao jogo foi bastante equilibrado até ao terceiro set. Nós pagamos caro o esforço de ontem. O jogo com o BC Gaia foi uma final antecipada e deixou marcas na equipa. Mesmo assim conseguimos fazer das ‘tripas coração’, dar tudo o que tínhamos e vencer esta Taça”.
“VITÓRIA TOTALMENTE MERECIDA”
Afirmando que “foi uma vitória totalmente merecida”, Manuel Vieira salientou “o desempenho de Lisboa. Foi uma equipa que deu bastante réplica e que é, sem dúvida, uma equipa a ter em conta no futuro. Está de parabéns pelo que conseguiu fazer”.
Quanto ao futuro… “agora vamos descansar um pouco e ver o que é que podemos fazer na próxima época”.
Certo é que “precisamos de mais apoios. A equipa cresceu bastante e tudo isso tem os seus custos e sem mais apoios será difícil lutar pelos títulos”, referiu Manuel Vieira, que garantiu que “nunca irei fechar a porta a qualquer pessoa que nos procurar. Fico feliz por nos escolherem. Agora é importante que as entidades apoiem este projeto”.
MÁRCIO DIAS O MVP
Márcio Dias foi o MVP da final ao registar 19 pontos, 16 ressaltos e 6 assistências. No cinco ideal ficaram ainda José Gonçalves e Henrique Sousa, da APD Braga, e ainda Ângelo Pereira e Ahmat Afashokov, de Lisboa.
De salientar que a equipa da APD Braga vai continuar a treinar, até porque uma parte do grupo está inserido nos trabalhos da Seleção Nacional e o próximo estágio vai decorrer entre Famalicão e Braga. A própria equipa vai participar ainda em alguns torneios. Férias só mesmo em agosto.