
A Juventude de Viana saiu vitorioso na deslocação ao recinto do SC Braga por 1-5, em jogo da nona jornada da Série B do Campeonato Distrital de Sub-13 de Hóquei em Patins da Associação de Patinagem do Minho.
O jogo começou, praticamente, com o golo da Juventude de Viana, apontado por Francisco. O golo deu ânimo à equipa treinada por Rodrigo Sousa e abalou o HC Braga, que, recorde-se tinha vencido o primeiro jogo (2-5) e entrou para esta jornada na segunda posição com os mesmos pontos to líder.
O jogo foi bastante movimentado e atacado, com as duas equipas a enviarem a bola ao poste. A faltarem cerca de três minutos para o intervalo Francisco voltou a marcar e a Juventude de Viana ia para o intervalo a ganhar por 0-2.
Com tudo em aberto, as equipas regressaram do balneários determinadas a marcar e assistiu-se a um jogo muito movimentado. A Juventude de Viana aumentou a vantagem para 0-4, com golos de Diogo e João Paço.
Rodrigo Capa reduziu para 1-4, mas o HC Braga não teve tempo de festejar, já que na jogada seguinte Daniel repôs a vantagem de quatro golos (1-5).
A Juventude de Viana sai de Braga com a sua quarta vitória no campeonato e mantêm-se na luta pela passagem à Final Four, tal como o HC Braga.
PAULO DIAS: “NÓS NUNCA DESISTIMOS”
Paulo Dias, treinador do HC Braga, considerou que o golo forasteiro logo nos instantes iniciais foi determinante na história do jogo e lamentou a falta de sorte no último toque
“Sofremos o golo muito cedo e isso condiciona muito nestas idades. A equipa sentiu o golo, desmotivou um bocadinho e não conseguiu ir atrás do resultado da melhor forma. Também tivemos um pouco de azar, mesmo em frente â baliza e a bola não entrou”, disse Paulo Dias, que lembrou que “nós não somos os favoritos neste escalão, estamos a correr por fora porque temos uma equipa ainda em formação”.
A equipa nunca desistiu, mesmo quando estava a perder por 0-4… “É verdade. Nós nunca desistimos e, se calhar, o resultado é um pouco dilatado em relação ao que se passou no rinque. Depois de estarmos a perder por 0-2 lancei a equipa para a frente, abrimos um pouco para tentar chegar à vitória. Foi um risco, mas tem de ser assim”.
Paulo Dias referiu que “fizemos uma primeira volta muito boa, a equipa teve jogos muito bons. Agora quebrou um bocadinho, mas é seguir em frente, continuar a trabalhar, ainda não estamos fora. Gostava muito que chegassem à Final Four, porque eles trabalham muito e merecem” e adiantou que “ainda temos três jogos, vamos ver o que conseguimos fazer. Vamos lutar até ao fim”.
RODRIGO SOUSA: “O IMPORTANTE ERAM OS TRÊS PONTOS…”
Rodrigo Sousa, treinador da Juventude de Viana, considera que “o jogo correu-nos bem. Adiantamo-nos cedo no marcador, fizemos um, dois, três golos… O importante eram os três pontos, que nos vai servir para tentar ser apurados para a Final Four”.
Estava à espera de controlar o jogo? “Nós sabíamos que o HC Braga tem um, dois meninos muito bons e que não lhes podíamos dar espaços. Defendemos um bocadinho mais baixo e aproveitamos o contra-ataque”.
Como foi gerir as emoções dos atletas depois de chegarem ao intervalo a ganhar? “É sempre difícil porque se o HC Braga marcasse e reduzisse para 1-2, os miúdos mentalmente podiam ir um bocadinho a baixo, mas felizmente marcados o terceiro e o quarto. Quando sofremos o golo, mas logo de seguida fizemos o quinto e a equipa aguentou-se muito bem”.
Rodrigo Sousa salientou que “os cinco golos não espelha a diferença entre as duas equipas. Até porque na primeira volta eles venceram-nos em casa por 2-5. Hoje caiu para o nosso lado e só tenho de dar os parabéns aos miúdos”.
RESULTADOS
HC Braga – Juv. Viana, 1-5
ED Viana A – HC Fão, 6-1
PRÓXIMA JORNADA
Famalicense – Óquei de Barcelos B
Juv. Viana – ED Viana A





