“Estamos de regresso ao nosso lugar. Ser FAMA é ser de Primeira!”, foi assim que Pedro Faia, coordenador técnico do GDN Famalicão, comentou a subida de divisão da equipa masculina.
O GDN Famalicão entrou em competição determinado em garantir o regresso à 1.ª Divisão e desde a primeira sessão tomou conta do segundo lugar em masculinos.
O conjunto famalicense somou 405 pontos e carimbou o passaporte de regresso ao Campeonato Nacional de Clubes da 1.ª Divisão…
“Estou orgulhoso dos meus nadadores, de toda a sua competência e qualidade imposta prova a prova. De realçar o espírito de grupo fortíssimo que demonstramos, alavancando os nadadores para patamares de excelência, permitindo sagrar-se Vice-Campeões nacionais masculinos e um honroso nono lugar no feminino”, disse Pedro Faia.
O treinador do GDN Famalicão deixou ainda “uma palavra de agradecimento aos meus atletas por proporcionarem estes fantásticos momentos, rumo à 1.ª Divisão”.
Afirmando que “estamos mais fortes para o resto da época desportiva”, Pedro Faia usou o slogan da equipa: “ser FAMA não se explica, só se sente!”.
Ainda em masculinos de realçar que a ED Viana garantiu a manutenção ao conquistar o 14.º lugar da prova, com 262 pontos.
Em femininos, as três equipas minhotas em prova asseguraram a manutenção, bem longe dos lugares aflitivos. ED Viana (sétimo) e GDN Famalicão (nono) ficaram no top10 e o Viana NC foi 11.º.
Na estatística de medalhas de realçar o quarto lugar da ED Viana, que conquistou três primeiros lugares, três de prata e uma de bronze.
Em termos individuais o destaque vai para Ana Rodrigues, que venceu as provas dos 100m Bruços, 200m Bruços e 50m Bruços.