A Escola Desportiva de Viana conquistou, no fim de semana, a sua primeira vitória no Campeonato Nacional da III Divisão masculina de Hóquei em Patins ao bater a ADJ Vila Praia, por 2-1, em jogo da nona jornada da Zona Norte A.
A ED Viana, que ocupa a 13.ª jornada, apontou os golos na primeira parte do encontro, por intermédio de Tiago Dias e Nuno Midões. Gonçalo Monteiro reduziu para 2-1 já na segunda parte.
Nuno Midões foi o autor do segundo e decisivo golo da ED Viana, o que garantiu a vitória da equipa de Viana do Castelo. O atleta mostrou-se feliz pelo golo porque “deu a vitória à equipa” e salienta que “era o que estávamos a precisar, depois de tanto sacrifício e dedicação para continuarmos a melhorar, apesar do campeonato não estar a correr da melhor maneira”.
“VITÓRIA VEIO DAR MAIS FORÇA A ESTE GRUPO”
“Esta vitória veio dar ainda mais força a este grupo porque tivemos aqui a prova de que o nosso trabalho, mais tarde ou mais cedo, vai ser recompensado”, referiu.
Como correu o jogo com a ADJ Vila Praia? “Já sabíamos que ia ser um jogo complicado por muitos motivos… Entramos com tudo, prontos para ganhar todas as disputas de bola e aplicar o nosso plano de jogo. Acabamos por ficar na liderança com um incrível golo do Tiago e em seguida um golo meu”, lembra Nuno Midões, que adiantou que “a equipa adversária não foi abaixo e continuou a tentar e conseguiu chegar ao 2-1, mas com enorme esforço e espírito de superação conseguimos manter o resultado até ao final e sair vitoriosos”.
Qual foi o sentimento por teres marcado o golo decisivo? “Foi um sentimento de alívio… Não é fácil trabalhar arduamente e as coisas não estarem a correr da forma como queríamos. Estivemos tão perto da vitória em vários jogos, mas sem o conseguir”, disse Nuno Midões, que lembrou que “treinamos três vezes por semana das 22 às 23.30 horas e no dia seguinte tenho de me levantar cedo e focar-me na minha profissão. É desgastante, mas, como todos viram, valeu a pena”.
“NÃO TEM SIDO UM CAMPEONATO FÁCIL”
Nuno Midões considera que “este não tem sido um campeonato fácil. Temos cometido alguns erros nos jogos, o que faz com que tenhamos de andar sempre atrás do resultado. Temos vindo a corrigir estes erros e a chegar mais vezes à baliza, mas sem conseguir chegar às vitórias e inevitavelmente a confiança também começa a vacilar”.
O jogador da ED Viana salienta “o trabalho que esta equipa tem feito, apesar das derrotas todos nós continuamos a trabalhar. Quando as coisas não estão a correr bem o mais fácil é abandonar o barco, mas em momento algum se abandonou o barco e continuamos todos cá a lutar!”.
“O OBJETIVO DA EQUIPA É GANHAR”
Quais são os objetivos da equipa para esta época? “O objetivo da equipa é ganhar, melhorar de jogo para jogo e deixar tudo em campo. Não somos profissionais e, infelizmente, o Hóquei em Patins não é o nosso ‘ganha-pão’, mas não deixamos de ser ambiciosos e sonhar com uma possível subida venha ela quando vier”, refere o atleta da ED Viana, que salienta que “de ano para ano o Campeonato Nacional da III Divisão tem vindo a tornar-se bastante competitivo. Este ano em especial penso que está extremamente equilibrado, com bastantes equipas a mostrarem ambição de chegar aos patamares superiores”.
Para o jogador da ED Viana “o campeonato é prejudicado pelo facto de ter apenas um árbitro, sendo o único escalão Sénior em que isto acontece e a verdade é que os jogos estão cada vez mais rápidos e torna-se difícil e ingrato realizar essa tarefa sozinho”.
Nuno Midões está no Hóquei em Patins “há muitos anos” e lembra que “entre no Hóquei aos seis, sete anos. A minha mãe era adepta da modalidade e decidiu levar-me a um treino de Patinagem, desde aí nunca mais larguei o Hóquei. Devo à minha mãe o facto de praticar esta linda modalidade”.
Que objetivos tens no Hóquei em Patins? “O meu objetivo passa por melhorar as minhas competências na modalidade e ver onde me leva. Como disse o Hóquei não é o meu ‘ganha-pão’, mas não deixo de ser ambicioso e querer sempre mais”.
RESULTADOS
ED Viana – ADJ Vila Praia, 2-1
HC Penafiel – Valença HC, 1-2
Limianos – Riba D´Ave HC B, 3-0
OC Barcelos B – CRPF Lavra (quinta-feira, às 18h)
Famalicense B – HC Fão, 8-0
GDC Fânzeres – HC Maia, 5-6
CARTaipense – HC Marco, 1-5
Fotos: Sara Ferreira – “FOQUEI – uma lente de emoções”