Mário Costa, da AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde, venceu domingo o Ciclocrosse de Melgaço. João Cruz, vianense que alinha na AXPO, assegurou a conquista do título de Campeão do Minho de Elites.
Na primeira prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse, que contou ainda para a atribuição dos títulos de Campeão do Minho, João Cruz teve uma dupla vitória, pois venceu a categoria de Sub-23 – o que lhe permite revalidar o título de Campeão do Minho da categoria e assumir a liderança no ranking da Taça de Portugal em Sub-23 – e ao fazer sétimo lugar da geral garantiu ainda a vitória no Campeonato do Minho em Elites.
Para a Taça de Portugal, Mário Costa repetiu a vitória conquistada em 2021 e parte na liderança da categoria de Elites naquela que é a primeira competição da época.
Mário Costa travou uma luta intensa com Márcio Barbosa (ABTF Betão/Feirense) e com o seu colega de equipa Bruno Silva.
O ciclista de Vila do Conde levou a melhor na última subida para a reta da meta e conseguiu cortar a meta com uma vantagem de três segundos para Márcio Barbosa. Bruno Silva alcançou a terceira posição.
Entre os ciclistas minhotos, João Cruz (Sub-23) foi o primeiro a chegar à meta, ao fazer sétimo lugar. Pedro Miguel Lopes, vimaranense da Rádio Popular/Paredes/Boavista, foi 12.º classificada e sagra-se Vice-Campeão do Minho.
João José Azevedo, famalicense da AXPO, concluiu o Ciclocrosse de Melgaço em 17.º lugar e sobe ao pódio no Campeonato do Minho em Elites.
MÁRIO COSTA: “FOI UMA MANHÃ ESPETACULAR”
“Foi uma manhã espetacular para toda a gente” foi assim que Mário Costa começou por abordar o Ciclocrosse de Melgaço, prova que liderou de princípio a fim.
O ciclista de Vila do Conde garantiu que “foi uma vitória saborosa, mas difícil”, e salientou que “as provas de ciclocrosse nunca são fáceis, especialmente, esta que é a primeira”.
“Foi uma corrida muito disputada até ao final, felizmente, consegui confirmar a vitória no final. O percurso estava em excelentes condições. Depois da chuva dos últimos dias, hoje o sol apareceu e foi espetacular para o público e para o espetáculo”.
Mário Costa destacou ainda as alterações feitas na pista… “pessoalmente, gostei das alterações, acho que deve ser assim, não se deve estagnar. Parabéns à organização pela coragem de tentarem inovar sempre mais um bocadinho”.