O FC Vizela estreia-se domingo na Taça de Portugal feminina de Basquetebol com uma deslocação ao sempre complicado recinto do NCR Valongo.
Em Vizela o jogo está a ser encarado “com otimismo”, embora o conjunto orientado por Patrícia Atilano se encontre ainda bastante desfalcado, devido à lesão de algumas atletas.
Sobre o adversário, Patrícia Atilano refere que “é uma equipa desconhecida porque vêm de uma paragem de um ano e ainda não as vimos jogar”. De qualquer das formas “não esperamos facilidades, sabemos que o Valongo tem jogadoras muito experientes, que já andam no Basquetebol há muitos anos. Claro que uma paragem pode deixar sequelas, mas esperamos encontrar uma equipa aguerrida, com o Basquetebol parecido com o nosso”.
A treinadora do FC Vizela salientou que “nós temo-nos preocupado mais em continuar o nosso trabalho, em intensificar a aprendizagem do nosso jogo em detrimento do que é o Valongo” e adiantou que “partimos para este jogo ainda desfalcados devido a lesões e de jogadoras que podem ser importantes na manobra da equipa”.
VITÓRIA SOBRE O GDAS
O FC Vizela já deu início ao Campeonato Nacional da II Divisão e arrancou com uma vitória ‘tímida’ frente à recém-formada equipa do GDAS. Patrícia Atilano considera que “a equipa entrou em campo extremamente nervosa. Já tínhamos feito alguns jogos de treino e com equipas de nível superior, a quem vencemos, mas no sábado a equipa não conseguiu mostrar o seu valor, nem o trabalho que tem vindo a fazer. Estivemos muito longe do que queremos fazer”.
Para a treinadora do FC Vizela “o facto de ser o primeiro jogo do campeonato, de ser em casa pesou um pouco nas atletas. Penso que neste jogo para a Taça de Portugal isso já não vai acontecer… espero que não aconteça”.
De resto, o FC Vizela “tem aspirações da Taça de Portugal” garante Patrícia Atilano, que salienta que “temos de ser ambiciosos e lutar pela vitória perante uma equipa que, acredito, vai dar luta e é forte. Mas queremos seguir em frente e temos de assumir isso mesmo em campo”.
“A AMBIÇÃO DE PASSAR À FASE SEGUINTE”
Quais os objetivos para o campeonato? “Queremos fazer mais e melhor que o ano passado. Queremos ser uma equipa mais forte e vamos trabalhar para tentar passar à fase seguinte. Esse seria o corolário do nosso trabalho”, disse Patrícia Atilano, que considera que “partimos sem pressão excessiva porque este é apenas o segundo ano do FC Vizela em competição”.
“Claro que a nossa ambição é tentar seguir em frente, sem ambições de subidas, mas passar à segunda fase e é com essa ideia que estamos a trabalhar e vamos continuar a fazê-lo com muita responsabilidade”.
O FC Vizela apresenta-se este ano com alguns reforços de peso… “São atletas que vêm acrescentar muito à equipa quando jogarem… Mas são atletas que vêm da equipa B do Vitória SC, equipa que disputou a II Divisão como o Vizela, não são atletas da Liga. Algumas delas, caso da Vick e da Isabel Cunha, já não jogavam há algum tempo”, disse a treinador do FC Vizela, que salientou que “são mais valias para o grupo e, apesar de nem sempre poderem treinar com a equipa, são atletas que vêm acrescer valor à equipa e vão ajudar-nos a lutar pelos nossos objetivos”.