Chegar às meias-finais do Campeonato Nacional da I Divisão masculina de Basquetebol, onde poderá depois discutir a subida de divisão, é o grande objetivo do BC Barcelos para a nova temporada.
Ricardo Rocha, treinador que se mantém à frente dos destinos da equipa Sénior, garante que “o que pretendemos é dar um passinho em frente em relação àquilo que fizemos o ano passado” e explicou que “na época passada terminamos a segunda fase na quinta posição… e esse tal ‘passinho’ passa por tentarmos o apuramento para as meias-finais do Campeonato Nacional da I Divisão. Depois nas meias-finais logo se verá o que poderemos fazer”.
Sobre a possível luta pela subida à Proliga, o treinador do BC Barcelos referiu que “falar em Proliga é prematuro”, pois “há muitas coisas que não controlamos, há situações que vão acontecendo durante a época e que mudam o desenrolar de um campeonato”.
CINCO CARAS NOVAS
Para atacar a nova temporada o BC Barcelos mexeu no plantel. Entraram cinco atletas, alguns dos quais são regressos a ‘casa’, e integrou três atletas dos Sub-18…
Considera que este ano o BC Barcelos tem um plantel mais forte? “Sim, temos um plantel mais competente. Digamos que temos mais opções e para diferentes posições do jogo. Claro que depois tudo depende do que vai ser o trabalho diário e o comportamento dos atletas no dia a dia, nos jogos, a sua evolução e o que pode acontecer durante a época”, disse Ricardo Rocha, que salientou que “vamos trabalhar para que seja uma boa época, para que tudo corra bem e que consigamos fazer bem melhor que na época passada”.
Para a época 2022/2023 regressam ao BC Barcelos Pedro Rodrigues e Miguel Pinto, que estiveram ao serviço do SC Braga, e ainda Filipe Rodrigues, que esteve afastado do Basquetebol no último ano por motivos profissionais. Reforçam ainda a equipa de Ricardo Rocha, Miguel Peixoto, ex-GDAS, e Evandro Delgado, atleta cabo-verdiano que esteve parado na última temporada.
TRÊS ATLETAS DOS SUB-18 INTEGRADOS NOS TRABALHOS DOS SENIORES
Integrados nos trabalhos dos Seniores estão ainda Gustavo Deliberal, Afonso Anjo e Miguel Leite, atletas dos Sub-18.
A trabalhar há cerca de semana e meia, Ricardo Rocha considera que “os trabalhos estão a correr bem. Felizmente temos o plantel todo a treinar desde o dia 29 e isso é muito importante neste arranque de época”, e adiantou que “com todo o plantel a treinar conseguimos criar rotinas e assimilar melhor as ideias de jogo, bem como integrar bem todos os novos atletas”.
PARTICIPAÇÃO DO TORNEIO DE ABERTURA DA ABB
O BC Barcelos tem já os primeiros jogos de preparação marcados para o fim de semana, pois participa no Torneio de Abertura da Associação de Basquetebol de Braga. No primeiro jogo mede forças com o SC Braga Sub-23…
“Vão ser os nossos primeiros jogos da época. Estamos numa fase muito inicial da preparação, ainda a tentar assimilar os processos de treino e aquilo que serão os conceitos de jogos. Vamos encarar o torneio como de preparação e vamos aproveitar para avaliar o estado dos atletas e da equipa”, referiu aquele treinador.
Afirmando que “o resultado não é o principal neste torneio”, Ricardo Rocha salientou que “nós não treinarmos para perder, por isso, vamos encarar o torneio com o mesmo espírito. Vencer está sempre nas nossas linhas orientadoras”.