“Considero que o desempenho da Seleção Nacional no Mundial foi excelente, uma vez que alcançamos um inédito sétimo lugar mundial, o que significa a melhor classificação internacional de sempre de uma Seleção Nacional de Basquetebol”, disse João Chaves, selecionador nacional de 3×3 sobre a presença de Portugal no Campeonato do Mundo de Sub-18.
O técnico de Braga salientou que “o nível competitivo do Mundial foi elevadíssimo, com atletas de referência de vários países e onde fomos capazes de competir de igual para igual com as melhores seleções mundiais”.
A Seleção Nacional de 3×3 de Sub-18, que contou com o contributo do bracarense Filipe Dionísio, chegou a Debrecen, na Hungria, sem muito tempo de preparação… “Apesar do tempo de preparação não ter sido muito, conseguimos participar num torneio internacional antes da competição, o que nos trouxe a experiência e o ritmo necessários para nos apresentarmos no Mundial com um alto nível competitivo, o que acabou por se refletir na prestação e resultado final”.
“DEMONSTRA TRABALHO DE QUALIDADE E CONTINUIDADE”
Para além do sétimo lugar no Mundial, esta Seleção conquistou o quarto lugar no Europeu no ano passado. Isso demonstra que o trabalho está a ser bem feito? “Demonstra um trabalho de qualidade e continuidade que fizemos ao longo destes dois anos” disse João Chaves, que salientou que “o objetivo futuro é continuar a fazer crescer o 3×3 em Portugal, quer em número de atletas, quer em número de competições, que nos permita estar regularmente neste nível competitivo e, naturalmente, nos faça melhorar o ranking do país na FIBA”.