Fernando Pimenta conquistou, esta tarde, o título de Campeão da Europa de K1 5000 nos Campeonatos da Europa de Velocidade e Paracanoagem, que decorreram em Munique, na Alemanha.
Num evento duro – e que decorreu duas semanas depois dos Mundiais no Canadá -, Fernando Pimenta participou em quatro provas – K1 500, K1 1000, K1 5000 e K2 1000 – e conquistou três medalhas, destacando-se a de ouro conquistada no último dia competição.
O canoísta de Ponte de Lima começou por alcançar o bronze em K1 500, numa prova muito renhida e em que os três primeiros classificados ficaram distanciados por milésimas de segundo.
Ontem Fernando Pimenta subiu ao segundo lugar do pódio em K1 1000, numa prova em que, como confessou, “fui mesmo ao limite”.
Hoje, e já depois do nono lugar na Final A de K1 1000, Fernando Pimenta impôs-se na prova de K1 5000 e deixou o mais direto perseguidor a três segundos.
Para além de Fernando Pimenta, o Minho esteve representado neste Europeu por Teresa Portela, que alcançou o sexto lugar em K1 500 e o quinto lugar em K1 200.
João Ribeiro, que fez dupla com Messias Baptista, foi quinto em K2 500: Em K4 500 João Ribeiro e Emanuel Silva, que fizeram equipa com Messias Baptista e David Varela, fizeram nono lugar.
Inês Penetra e Beatriz Lamas alcançaram o sétimo lugar em C2 500 e Hélder Silva foi sétimo em C1 200.
Estiveram ainda em prova a amarense Joana Vasconcelos, que fez equipa com Francisca Laia, e alcançou a sétima na Final B de K2 500. À Final B foi ainda Hélder Silva, onde alcançou o segundo lugar.
Francisca Carvalho e Ana Brito fizeram equipa com Francisca Laia e Maria Rei no K4 500, que terminou em nono na semi-final. Inês Penetra em C1 200 foi sexta na semi-final.
A Seleção Nacional, que termina estes Europeus com cinco medalhas, chega esta noite a Lisboa. Alguns atletas seguem para ao merecido descanso, enquanto outros seguem para um novo estágio, já que se aproximam novos desafios internacionais, como é o caso de Ana Brito e Francisca Carvalho, que integram a Seleção Nacional para o Campeonato do Mundo de Juniores e Sub-23, bem como Inês Penetra e Beatriz Lamas, que fazem parte da comitiva para o Mundial Universitário.