“O balanço é extremamente positivo”, disse António Antunes, responsável da Escola Ciclismo Santa Marta, no final do 45.º Circuito de Santa Marta, que se realizou, como habitualmente, no dia 15, e contou, este ano, com a presença de mais de uma centena de atletas.
Depois de dois anos de interregno devido à pandemia a Escola de Ciclismo de Santa Marta avançou com a organização do seu habitual circuito… “um dos mais antigos do país” como referiu António Antunes, que salientou que “todas as equipas aderiram como seria de esperar e a competitividade e a alegria dos miúdos fizeram-se notar. Isso para nós foi o mais importante e, felizmente, tudo correu bem”.
António Antunes garantiu que “estamos muito felizes por, finalmente, conseguimos voltar a organizar a prova. Este circuito é um marco em Viana do Castelo, no Minho e no próprio país e saímos desta organização muito satisfeitos como tudo correu”.
FORTE ADESÃO DAS PESSOAS DA FREGUESIA
Aquele responsável salientou ainda a “agradável surpresa com a adesão que tivemos” e explicou que “nós estávamos a contar com uma boa participação de atletas e sabemos que as equipas trazem muitas pessoas, pais, dirigentes… agora contar com tão grande adesão das pessoas da freguesia e de freguesias limítrofes e que elas aderissem como o fizeram… não estávamos a contar. Foi uma agradável surpresa”.
António Antunes considera que “este apoio, esta adesão servem de motivação extra para continuarmos a trabalhar e com a missão que é a Formação. O nosso objetivo passa por chamar os jovens para a prática do Ciclismo, continuar a dinamizar a nossa Escola de Ciclismo, divulgá-la e trazer pessoas, que é o que a modalidade precisa… é esta alegria que o Ciclismo tem e que muitas outras modalidades não têm”.
CARLOTA BORGES (CM VIANA): “É MUITO POSITIVO O REGRESSO DESTE CIRCUITO”
Carlota Borges, Vereadora da Juventude da Câmara de Viana do Castelo, considerou muito positivo o regresso do Circuito de Santa Marta e saudou a enorme participação dos jovens…
“É muito positivo para nós concelho de Viana do Castelo, assistirmos ao regresso deste Circuito de Ciclismo. Foi com satisfação que vimos aqui tantos jovens. Mostra que os nossos jovens estão com vontade de voltar a praticar desporto depois de tanto tempo parados”.
De resto “ver aqui estes jovens, com esta vontade toda e com esta dinâmica, para além de ser um motivo de orgulho e satisfação, dá-nos um ânimo acrescido, uma vez que para o ano somos Cidade Europeia do Desporto”.
A vereadora da Juventude da CM Viana do Castelo salientou que “Ciclismo em Viana do Castelo é muito mais do que receber uma etapa da Volta a Portugal. É termos quem aposte na Formação porque são estes jovens que amanhã poderão estar inseridos no pelotão da Volta a Portugal. A aposta na Formação é para nós uma prioridade”.
NUNO FERRAZ: “PARA SANTA MARTA É UM ORGULHO TERMOS ESTE CIRCUITO”
“Para Santa Marta é um orgulho termos este circuito e termos uma organização deste nível”, foi assim que Nuno Ferraz, presidente da Junta de Freguesia de Santa Marta de Portuzêlo, abordou o regresso do Circuito de Ciclismo à freguesia…
Nuno Ferraz salientou que “este é um circuito que já tem uma enorme tradição, é organizado pela mais antiga Escola de Ciclismo do país e foi uma retoma de grande nível, estiveram aqui muitos atletas, equipas e muita gente. Assistiu-se a lutas interessantes. Santa Marta está de parabéns e a Escola de Ciclismo também”.
É um circuito para continuar com o apoio da Junta de Freguesia? “Sem dúvida. Desde a primeira hora que a Junta de Freguesia apoia incondicionalmente todas as atividades que se passam na freguesia e esta não é exceção. Temos todo o prazer em colaborar, e ajudar no que fizer falta, com a Escola Ciclismo”.
Nuno Ferraz salientou a importância a importância da Escola de Ciclismo de Santa Marta…“É um orgulho para nós termos uma Escola de Formação. Ainda estes dias vimos o Iúri Leitão a conquistar o título de Campeão da Europa de Pista, um miúdo que se formou nesta Escola, nesta freguesia. Para nós, para Santa Marta, para Viana do Castelo e para todos os portugueses foi um orgulho tremendo termos um Campeão Europeu, mas para termos campeões precisamos de ter estas Escolas de Ciclismo, para formar atletas e homens. Nós temos a sorte e o orgulho de ter a Escola Ciclismo de Santa Marta”.