BASQUETEBOL

Diogo Martins no Europeu de Sub-16 masculinos

Diogo Martins, árbitro de Braga, vai marcar presença no Campeonato da Europa – Divisão B de Sub-16 masculinos, que decorre em Sófia, na Bulgária, entre amanhã e o dia 20, e conta com a presença da Seleção Nacional.

O árbitro bracarense vai fazer o seu terceiro Europeu este verão, depois de ter estado presente no Europeu de Sub-20 Divisão A e Europeu de Sub-18 femininos Divisão B, em que Portugal se sagrou Vice-Campeão.

Diogo Martins parte para o Europeu de Sub-16 masculinos “confiante e motivado” para fazer um bom trabalho e “ganhar experiência”.

O árbitro de Braga, que vai para o seu terceiro Europeu neste verão, parte com a expetativa de “encontrar uma competição com uma boa qualidade de jogo e com um bom nível competitivo” e lembrou que “tive o ano passado a experiência num torneio deste escalão. É o primeiro torneio de muitos jogadores a nível internacional”.

“Este é um campeonato com um elevado número de equipas. Serão cerca de 80 jogos em oito dias de competição. Claro que teremos Seleções com nível de qualidade diferente entre si, mas nos primeiros dias já teremos uma melhor noção daquelas que se vão destacar”.

FEEDBACK POSITIVO DO EUROPEU DE SUB-18 FEMININO

Quanto ao Campeonato da Europa de Sub-18 femininos, que também se realizou em Sófia, na Bulgária, Diogo Martins referiu que “foi um torneio que contou com equipas muito diferentes. Tivemos quatro, cinco equipas superiores às restantes. O que levou a que nos primeiros dias tivéssemos jogos com grandes diferenças pontuais”.

Em termos de arbitragem… “foram jogos que deram para melhorar aspetos de detalhes de arbitragem (mecânica de arbitragem, pedagogia com os atletas, responsabilidade na área de intervenção, entre outros aspetos)”.

Qual foi o feedback? “O feedback foi positivo. Para alguns árbitros foi a estreia nas competições da FIBA. O objetivo era que pudessem reforçar algumas das qualidades e arbitrar com árbitros de outras gerações. com mais experiência”.

“No meu caso em concreto saliento sempre o ganho de experiência, sentir um maior à vontade neste tipo de competição e disponibilidade para ouvir e colocar em prática detalhes de arbitragem”.

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS

Quer promover o seu evento?
Contacte-nos...