Pedro Fernandes e Filipe Silva (Bike House DH Team/Guimarães) protagonizaram no domingo uma luta ‘titânica’ pela vitória no 12.º BTT DHI Penha, segunda prova do Campeonato do Minho de BTT DHI – CISION. Pedro Fernandes foi mais feliz, garantiu o melhor tempo da pista e subiu ao primeiro lugar do pódio…
Pedro Fernandes, que já tinha vencido na Penha em 2021, voltou a estar em destaque no domingo, numa prova em que teve como grandes adversários na luta pela vitória, Filipe Silva e Rafael Sousa (Clube BTT Matosinhos).
Os três ciclistas desceram a manga de qualificação dentro dos 2.17 minutos – João Baptista (Bike House) fez o quarto melhor tempo, já nos 2:18m e André Ferreira, quinto, nos 2.20m – e perspetivava-se uma descida final emocionante, apesar do intenso calor e do muito pó da pista.
De facto, a manga de classificação levou ao rubro os adeptos e ciclistas que se iam juntando na meta. Pedro Fernandes foi o primeiro dos três a descer e conseguiu melhorar o seu tempo em mais de um segundo: 2:16.66. Rafael Sousa teve um problema na descida e acabou fora da corrida pelos primeiros lugares. Filipe Silva foi o último a descer, melhorou o seu tempo, mas acabou na segunda posição por 0.33s.
Na terceira posição ficou João Baptista, que realizou o tempo de 2:18.54h, enquanto o seu colega de equipa José Costa foi quinto classificado.
O vimaranense Diogo Ferreira foi sexto e Pedro Mota (Grupo Nun’Álvares Cartoon DH T) alcançou o nono tempo.
PEDRO FERNANDES: “É INACREDITÁVEL… NÃO ESTAVA NADA À ESPERA”
“Não estava nada à espera de sair daqui com a vitória. Esta é a segunda vez que ganho aqui e tal como o ano passado, não estava à espera”, começou por afirmar Pedro Fernandes, que adiantou: “mas soube muito bem. Ganhar em ‘casa’ é sempre fantástico”.
Pedro Fernandes explicou que “depois de ter estado tanto tempo fora de ritmo, não estava nada a contar chegar aqui hoje e ganhar. A descida final correu-me bem, penso que foi a minha melhor descida do fim de semana todo. Foi a descida em que em senti melhor… Saio muito satisfeito com a minha prestação”.
Qual foi o segredo da vitória de hoje? “Eu não costumo ter muitos segredos…tenho algumas teorias… Mas penso que hoje o ‘segredo’ foi mesmo conhecer bem o terreno. É uma pista em que costumo treinar muitas vezes, conheço-a ao pormenor”.