CANOAGEM

Ana de Brito no K4 500 para o Europeu Sénior: “objetivo é chegar à final”

Ana Quintão de Brito, do CN Prado, vai integrar o K4 500 metros no Campeonato da Europa de Velocidade, que se realiza em Munique, na Alemanha, de 18 a 25 de agosto.

A atleta do CN Prado, ainda Júnior, estreia-se assim no Europeu Sénior, fazendo equipa com Francisca Carvalho (CN Ponte Lima), Francisca Laia e Maria Rei e tendo como grande objetivo “chegar à final”.

Ana Brito, que integrou hoje o estágio da equipa nacional Sénior que decorre em Montemor-o-Velho até 13 de agosto, refere que “os trabalhos estão a correr bem e os estágios têm servido para preparar as competições que se aproximam”.

O primeiro desafio é já na Alemanha, a partir dia 18, em que Ana Brito vai competir em K4, com três colegas já Seniores…

“QUEREMOS COLOCAR O K4 NUMA FINAL”

“A adaptação está a ser fácil e a motivação é muita. Acho que estamos todas satisfeitas com o trabalho que estávamos a desenvolver e com os resultados no Contrarrelógio. Queremos ser o mais rápidas possível e eu quero deixar a minha marca. Espero motivar as minhas colegas e que elas me motivem a mim para que o barco continue a evoluir e ande bem na prova”.

Quanto a objetivos a canoísta de Prado não tem dúvidas… “queremos colocar o K4 Sénior numa final. Já há bastante tempo que não temos a embarcação numa final, mas estamos a trabalhar para conseguir atingir esse objetivo” e salientou que “depois de estarmos na final tudo está em aberto”.

Ana Brito está a estagiar com um grupo de atletas com quem nunca competiu… “nunca competi com elas, porque são já Seniores, conheço-as mais dos estágios e porque às vezes a equipa Júnior treina com a Sénior. Posso dizer que havia alguma ligação, mas trabalhar diretamente com elas foi agora, mas a adaptação tem sido fácil”.

De resto… “já me considero um pouco Sénior. Sempre tive uma mentalidade de querer mais, de fazer mais e depois na próxima época já sou Sénior. Tenho de estar preparada…até porque como qualquer atleta tenho aspirações e para o ano começa os apuramentos para os Jogos Olímpicos Paris 2024”.

Trabalhar e competir no escalão superior exige mais de ti? “É mais exigente, mas não foi um choque e depois vai-me permitir ganhar ritmo e qualidade para a próxima época, em que aí sim serei Sénior e terei objetivos ambiciosos”.

À PROCURA DAS MEDALHAS NO MUNDIAL DE JUNIORES E SUB-23

Depois do Europeu Sénior, Ana Brito regressa aos estágios de kayaks Júnior para preparar o Campeonato do Mundo de Juniores e Sub-23, que se realiza em Szeged, na Hungria…

“Aí os objetivos são mais ambiciosos. As finais são sempre o primeiro objetivo, mas queremos mais, queremos mesmo chegar às medalhas”.

Na Hungria a atleta de Prado vai competir em três provas: K4, K2 e K1… “Nos Mundiais tudo pode acontecer e podemos mesmo chegar às medalhas. Estamos a trabalhar para que isso aconteça”, disse Ana Brito, que está consciente que “a tarefa vai ser dura, vão lá estar os melhores do mundo, mas queremos dar o nosso melhor”.

Como te sentes para esta reta final da época? “Sinto-me preparada. A experiência também já é outra depois deste ano tão intenso e exigente”, disse Ana Brito, que garante estar “muito motivada para a reta final e quero muito terminar bem a época”.

A AMBIÇÃO DE CONQUISTAR O TÍTULO MUNDIAL

Qual o teu grande objetivo para este final de época? “Um deles é conseguir o título de Campeã do Mundo em Júnior… e sair do Europeu voltar a ter o K4 numa final”, disse Ana Brito, que salientou que “esse é um grande desafio e um desejo. É algo bastante importante para a Seleção Nacional e para mim… conseguir colocar o K4 na final de Seniores sendo ainda Júnior…”.

Ana Brito está na Canoagem há cerca de sete anos, entrou sem objetivos, mas hoje não se vê fora da modalidade… “Entrei em 2015 e na altura entre sem qualquer pensamento, foi mais para ocupar o verão, mas o gosto começou a crescer e fui ficando. Hoje é o meu desporto de eleição e onde pretendo manter-me por muito anos. Sei que para ser canoísta profissional tenho de andar no topo, só assim se consegue os apoios necessários, mas estou cá para trabalhar e dar todos os dias o meu melhor”.

A AMBIÇÃO DE CHEGAR AOS JOGOS OLÍMPICOS PARIS 2024

A atleta do CN Prado sobe a Sénior (Sub-23) já na próxima época e já tem os seus objetivos definidos…

“Para o ano iniciam-se os apuramentos para os Jogos Olímpicos e eu quero estar nesses momentos. É o meu primeiro ano de Sénior, sei que vai ser exigente, mas vou trabalhar para entrar nas contas do apuramento e para conseguir um lugar nos Jogos de Paris”.

Como referências, Ana Brito tem Teresa Portela de Joana Vasconcelos, atletas com quem vai ao Europeu da Alemanha… “Elas serão sempre uma referência, pois já deram muito a Portugal e continuam a fazê-lo. Poder fazer equipa com elas é, realmente, muito bom e uma motivação… Elas são o exemplo para todas nós. Se elas conseguiram, então nós também podemos conseguir… temos de seguir os exemplos uns dos outros e tentar ser ainda melhores”.

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS

Quer promover o seu evento?
Contacte-nos...