BASQUETEBOL

José Alves Aldana (SC Braga): “estamos a trabalhar para sermos uma equipa mais intensa e competitiva”

“Estamos a trabalhar para sermos uma equipa mais intensa e competitiva possível”, disse José Alves Aldana, treinador da equipa Sénior do SC Braga, que este ano se vai estrear no Campeonato Nacional da I Divisão feminina de Basquetebol.

José Alves Aldana está consciente que “muita coisa vai mudar, é uma nova época, nova divisão, com jogos mais competitivos. Pode mudar muita coisa, mas a nossa postura de ética e cultura de trabalho, tem e vai manter-se inalterável”.

OBEJTIVO MANUTENÇÃO

Quanto a objetivos para a nova época, José Alves Aldana não tem dúvidas: “o objetivo é claramente a manutenção” e adiantou que “fomos uma das equipas que subiu e não temos nenhuma experiência a este nível. Claro que tenho confiança nas minhas jogadoras e equipa técnica para conseguirmos o nosso objetivo. Vamos apresentar uma equipa mais competitiva e lutar com todas as nossas armas”.

O Campeonato Nacional da I Divisão apresenta-se bastante complicado e ainda mais porque “houve uma alteração de última hora no desenho competitivo da I Divisão feminina, que passou por alargar as oito equipas da Zona Norte para nove e assim o número de equipas a descer passa para três… ou seja aumenta para 33 por cento as hipóteses de descida”, disse José Alves Aldana, que referiu que “será apenas mais um obstáculo que vamos ultrapassar”.

ESTREIA NOS AÇORES, DERBY À SEGUNDA JORNADA

O sorteio do campeonato já se realizou e o SC Braga estreia-se com uma viagem aos Açores… “É o jogo com uma equipa que, inicialmente, não fazia parte da Zona Norte, e que à última da hora, sem aviso prévio, foi colocada na nossa série. É uma formação que apresenta sempre equipas com muita qualidade, nomeadamente, as estrangeiras e também jogadoras nacionais com qualidade. Vai ser um jogo complicado, mas claro que vamos dar o nosso melhor e o objetivo é disputar o jogo e o resultado”.

Depois do Boa Viagem, o SC Braga mede forças com o BC Barcelos naquele que é o ‘derby’ minhoto da Zona Norte… “O ano passado jogamos com o BC Barcelos para Taça de Portugal, mas foi em outras condições. Este ano a ideia é que seja um jogo mais nivelado e vamos disputar o jogo, de certeza”.

SUBIDA NO PRIMEIRO ANO

Com a época finalizada, e olhando friamente para tudo o que se passou, que culminou na subida de divisão, que balanço faz? “Quando eu e Joel (adjunto) assumimos este projeto, a ideia era subir num espaço temporal de três temporadas… e conseguimos num ano…” começou por afirmar José Alves Aldana, que continuou: “quando chegamos tínhamos cinco Seniores e as restantes eram Sub-19. Muitas das Seniores saíram antes de nós chegarmos, tínhamos uma equipa curta e com pouca experiência… Os comentários que fomos ouvindo relativamente à equipa não eram positivos, nem abonatórios”.

No entanto “o nosso foco foi no trabalho que queríamos desenvolver com as jogadoras que tínhamos e mostrar a nossa resiliência. Com o decorrer das semanas e com a época já a decorrer aparecem jogadoras nucleares que mudam por completo os objetivos e tornam a equipa mais competitiva”.

“ÉPOCA EXTREMAMENTE DURA, MAS MUITO GRATIFICANTE”

Afirmando que “esta subida, que ninguém esperava, foi fruto de muito trabalho das minhas Gverreiras, ninguém nos deu nada”, José Alves Aldana salientou que “em termos pessoais posso dizer que, e já levo 10 épocas como treinador, foi a mais desgastante mentalmente e fisicamente … Eu e o Joel fizemos de tudo para a equipa estar preparada para os jogos e graças a Deus, as coisas correram muito bem e o nosso sucesso foi validado pelo trabalho árduo realizado”.

Foi uma época dura? “Foi uma época extremamente dura, mas muito gratificante”, disse o treinador do SC Braga, que aponta a última semana de agosto para o regresso aos trabalhos… “Para começar a preparar os índices físicos da resistência geral e aumentar gradualmente”.

O Campeonato Nacional da I Divisão feminina arranca a 16 de outubro, iniciando-se a Taça de Portugal a nove de outubro.

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS

Quer promover o seu evento?
Contacte-nos...