NATAÇÃO

SC Braga domina ‘Nacional’ em Juvenis

O SC Braga foi um dos grandes protagonistas dos Campeonatos Nacionais de Juvenis, Absolutos Portugal Open, que terminou hoje no Complexo de Piscinas do Jamor.

A equipa orientada por Luís Cameira dominou o ‘Nacional’ de Juvenis, terminado a prova no primeiro lugar da Estatísticas de Medalhas, com 10 medalhas de ouro, e foi o clube com mais medalhas conquistadas, 15.

No último dia de provas, o SC Braga conquistou dois títulos nacionais em Juvenis, por intermédio de Maria Neves, nos 400m Livres e por Mark Zhukov, nos 200m Estilos, e alcançou mais um recorde nacional, agora nos 4x50m Estilos com a Estafeta mista, composta por Miguel Durão, Milan Jevic, Gabriela Marques e Margarida Pinto. A equipa bracarense bateu o recorde nacional com a marca de 1.59,55.

RAFAEL SIMÕES CAMPEÃO NACIONAL DOS 200M ESTILOS

Em Absolutos, o destaque vai para o título de Campeão Nacional alcançado por Rafael Simões, nos 200m Estilos, ele que já tinha alcançado três pódios (dois segundos e um terceiro lugar) nos primeiros dias da competição.

Tamila Holub sagrou-se Vice-Campeã Nacional dos 400m Livres e conseguiu assim fazer a diferença apesar de ter participado apenas em duas provas.

LUÍS CAMEIRA: “BALANÇO É EXTREMAMENTE POSITIVO”

“O balanço é extremamente positivo. Que podemos dizer quando as coisas começam a correr bem, toda a gente se transcende…”, começou por afirmar Luís Cameira, treinador do SC Braga, que salientou que “aquela primeira manhã foi fundamental para este resultado. Os atletas uniram-se e quiseram dar a volta. O resultado foi dia após dia resultados surpreendentes”.

Afirmando que “estou muito orgulhoso da equipa”, o treinador do SC Braga salientou que “se estivéssemos numa altura normal, também teríamos tido uma boa classificação em Absolutos”.

Finalizada, praticamente, a época, em termos de clube – Tamila Holub ainda vai participar no Campeonato da Europa de Roma -, Luís Cameira refere que “foi uma época extraordinária, apesar de todos os contratempos que forma surgindo. Em março vencemos todos os medalheiros, agora vencemos os Juvenis, a semana passada os Infantis… Estivemos presentes em todas competições (nacionais e internacionais), bateram-se recordes nacionais. O balanço é muito positivo”.

Ultrapassou as expetativas que tinha para a época? “Sim, ultrapassamos todas as expetativas e de várias formas. Se um nadador falhava, surgiam outros e em várias disciplinas. O futuro do SC Braga está garantido”, disse Luís Cameira.

O SC Braga terminou os ‘nacionais’ com mais um recorde nacional… “foi a ‘cereja no topo do bolo’ e demonstra a qualidade da equipa. Aqui o resultado não dependeu de um atleta, estiveram todos muito bem”.

ANTÓNIO COSTA (AD FAFE) NO PÓDIO NOS 200M MARIPOSA

António Costa, da AD Fafe, esteve em destaque na última jornada dos ‘Nacionais’ e subiu ao pódio na prova dos 200m Mariposa em Juvenis. O nadador fafense alcançou a terceira posição, com o tempo de 2:15.01m.

Fernando Pelota, treinador da AD Fafe, salientou que “foi um dia muito bom. Terminar com um pódio é sempre positivo” e referiu que “é um prémio mais que merecido para uma equipa extremamente jovem que está a dar os primeiros passos entre os graúdos”.

O treinador da AD Fafe faz um balanço “positivo” do Campeonato Nacional, salientando que “aa equipa de uma forma global esteve bem. Continua a evoluir prova após prova e da gosto ver isso”.

GDN FAMALICÃO NO TOP5 EM JUVENIS, ED VIANA EM ABSOLUTOS

Dos restantes clubes, de salientar as classificações e os resultados obtidos pelo GDN Famalicão, em Juvenis, e da ED Viana, no Open.

O conjunto famalicense termina no quarto lugar na Estatística de Medalhas, com um total de três títulos e sete medalhas. Hoje subiu ao pódio na prova de Estafetas de 4x100m em Juvenis masculinos.

Pedro Faria, treinador do GDN Famalicão, considerou que “foram mais uns excelentes Campeonatos Nacionais que estes fantásticos nadadores conquistaram para a Natação de Famalicão. Títulos nacionais, títulos de Vice-Campeão Nacional, medalhas individuais e coletivas, 99 por cento de recordes pessoais, recordes do clube e muitas finais A e finais B dão-nos o orgulho de terminar a época da melhor forma”.

Afirmando que “estes nadadores estão de parabéns pelas conquistas obtidas numa época tão exigente quanto esta, onde a superação, determinação e compromisso estiveram sempre presentes”, Pedro Faia referiu que “foi um época repleta de sucessos , onde acresce as Seleções Nacionais e os recordes nacionais obtidos ao longo da época. Parabéns a todos os atletas e desfrutem das merecidas férias recarregando baterias para a próxima”.

EDV VIANA E VITÓRIA SC EM DESTAQUE NOS ABSOLUTOS

A ED Viana alcançou o quinto lugar no Portugal Open, com três medalhas de ouro, conquistadas por Ana Rodrigues.

O Vitória SC sai do Jamor com várias subidas ao pódio e um título de Campeão Nacional, por intermédio de João Nogueira Costa.

Na jornada de hoje, o Vitória SC foi segundo nas Estafetas masculinas.

Uma palavra para o Viana NC, que marcou presença com uma equipa muito jovem, mas alcançou várias finais A.

Também o Amigos da Montanha esteve presente, com uma nadadora, que conseguiu resultados de relevo. Hoje mesmo Diana Freitas alcançou o top10 na prova dos 800m Livres.

RESULTADOS

400m Livres

Juvenis

1.º Maria Neves (SC Braga); 3.º Margarida Pinto (SC Braga)

Open

1.º Diana Durães (Benfica); 2.º Tamila Holub (SC Braga)

Absolutos

1.º Diana Durães (Benfica); 2.º Tamila Holub (SC Braga)

200m Mariposa

Juvenis

2.º Gabriela Marques (SC Braga)

3.º António Costa (AD Fafe)

200m Estilos

Juvenis

3.º Margarida Pinto (SC Braga)

1.º Mark Zhukov (SC Braga)

Open

1.º Rafael Simões (SC Braga)

Absoluto

1.º Rafael Simões (SC Braga)

4x100m Estilos

Open

Masc: 2.º Vitória SC

Juvenis

Masc: 2.º Famalicão

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS

Quer promover o seu evento?
Contacte-nos...