Francisco Gonçalves, atleta do Viana Remadores do Lima, está “entusiasmado” com a sua estreia nos trabalhos da Seleção Nacional de Remo. O atleta vianense foi convocado para participar no estágio de fevereiro, que se realiza em Avis entre os dias 14 e 24, juntando-se assim aos seus colegas de equipa Bruna Parente André Pinto.
“É a minha primeira vez num estágio da Seleção… fiquei extremamente contente e entusiasmo”, referiu Francisco Gonçalves, que lembra que “soube da notícia pelo meu primo André Gonçalves” também ele praticante de remo no VRL.
O remador do VRL referiu que “eu já estava bastante entusiasmado devido à minha grande evolução comparada a anos anteriores… e receber esta notícia ainda me deixou com mais vontade de treinar e superar os meus pontos fracos”.
“VAI SER UMA GRANDE APRENDIZAGEM”
O que esperas do estágio? “Acho que vai ser, sem dúvida, uma grande aprendizagem” disse Francisco Gonçalves, que explicou que “ao estar com os melhores remadores de Portugal vou tentar acompanhá-los e isso, sem dúvida alguma, vai ajudar-me a evoluir”.
“O meu primo já esteve em estágios da Seleção, tal como o meu colega André Pinto, e ambos estão a dar-me alguns conselhos. Neste momento estou a fazer bastantes quilómetros na água para melhorar a minha técnica com o objetivo de, mais à frente, poder obter o máximo de rendimento”, disse ainda o jovem de Viana do Castelo.
Algum nervosismo pela estreia na Seleção? “Nervosismo não… antes um sentimento de responsabilidade e entrega perante este desafio”.
O SONHO DE REPRESENTAR A SELEÇÃO NACIONAL
Francisco Gonçalves parte para o novo ano com o grande objetivo “de poder representar o meu país numa prova no estrangeiro” e salienta que “tenho a esperança que pode acontecer este ano, apesar de estar consciente que não é um objetivo fácil de concretizar, mas vou trabalhar para isso”.
Em termos de provas nacionais, o atleta de Viana do Castelo salienta que “ainda estou numa fase de experimentação de embarcações para saber o que competir nos Campeonatos Nacionais. Contudo, independentemente do barco, eu e a minha equipa vamos trabalhar com o objetivo de trazer o ouro para casa”.
“O REMO É UMA MAIS-VALIA PARA MIM”
Francisco Gonçalves está no Remo há cerca de seis anos… “O meu entusiasmo por esta modalidade nasceu por influência do meu vizinho, que me incentivou a realizar um curso de iniciação, que o VRL realiza tanto no verão como na Páscoa”, disse o remador vianense, que garante que “o remo é uma mais-valia para mim, pois ajuda-me em termos escolares e psicológicos”.
Francisco Gonçalves, que completou 18 anos na semana passada, frequenta o 12.º ano e assegura que consegue conciliar bem o Remo com os estudos… “O Remo ajudou-me a obter métodos para me organizar em termos de tempo. Se o tempo não for bem utilizado, torna-se um pouco complicado gerir as coisas”.
